Procura por exame leva 55 pessoas por dia às Unidades Básicas de Saúde em Limeira

A campanha de prevenção ao câncer de próstata realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Santa Casa, vem apresentando resultados bastante significativos nesses primeiros dias. A avaliação é da diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende. “Felizmente, as pessoas estão demonstrando interesse em buscar a prevenção”, observou.

Desde o dia 1º de novembro, quando a coleta de exames começou a ser disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 55 pessoas em média por dia útil estão buscando fazer coleta para o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue capaz de diagnosticar o câncer de próstata em estado inicial. No total, até hoje (7) foram realizados 276 exames.

A campanha do município de prevenção ao câncer de próstata foi aberta oficialmente na terca-feira (5), no Parque Cidade, com a presença do prefeito Mario Botion. Denominada de Novembro Azul, ela irá ocorrer até o final do mês. Na oportunidade, a Secretaria de Saúde, a Santa Casa e o Hospital Frei Galvão realizaram coletas. Foram totalizadas 24 naquele dia.

Devem fazer exame, homens com idade superior a 50 anos. Nas UBSs, a coleta ocorre entre às 7h e 9h. As pessoas devem levar RG e cartão SUS, além de seguir instruções de preparo, tais como:

– Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

– Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;

– Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;

– Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;

– Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.

Compartilhe!