A Escola de Justiça de Campinas (EJ Campinas) realiza sua Aula Magna inaugural na próxima segunda-feira, 1º de junho, com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. O evento gratuito terá como tema “Governança e Estado Democrático de Direito” e será realizado no Auditório Dom Gilberto Pereira Lopes, no Campus I da PUC-Campinas, com transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura de Campinas no YouTube.
A presença do ministro André Mendonça marca o lançamento oficial da Escola de Justiça de Campinas, criada pela Lei Complementar nº 581 de 2026. A iniciativa tem como objetivo promover a formação jurídica continuada de agentes públicos municipais, além de estimular o aperfeiçoamento técnico da Administração Pública e o diálogo entre instituições jurídicas, universidades e a sociedade civil.
De acordo com o secretário municipal de Justiça, Peter Panutto, a participação do magistrado reforça a importância da nova instituição como espaço de formação e reflexão sobre temas ligados ao Estado Democrático de Direito.
Inscrições esgotadas, mas transmissão será aberta ao público
As vagas presenciais para a Aula Magna já foram preenchidas. No entanto, interessados poderão acompanhar o evento ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Campinas no YouTube.
A programação prevê credenciamento a partir das 9h e início da solenidade às 10h. Os participantes inscritos que estiverem presentes no evento receberão certificado digital.
Além do ministro do STF, a cerimônia contará com representantes de instituições públicas, entidades jurídicas, universidades e organizações de classe.
Escola de Justiça atenderá profissionais do Direito e servidores públicos
A EJ Campinas foi criada para atender diferentes públicos ligados à área jurídica e à Administração Pública. Entre os beneficiados estão agentes públicos municipais, advogados, magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, delegados de polícia, notários, registradores, auditores fiscais e profissionais das carreiras jurídicas dos setores público e privado.
A escola também estará aberta a estudantes de Direito e demais interessados em temas relacionados à gestão pública, governança e aperfeiçoamento jurídico.
A Aula Magna conta com apoio institucional da PUC-Campinas e de diversas entidades, incluindo OAB-SP, OAB Campinas, APAMAGIS, AASP, Câmara Municipal de Campinas, Procuradoria-Geral de Campinas, PUC-SP, Universidade Presbiteriana Mackenzie e outras instituições ligadas ao Direito e ao serviço público.




