Tinha tudo para ser uma grande festa no Estádio Comendador Agostinho Prada. Mais de 600 torcedores e pela primeira vez um bandeirão no formato da camisa oficial do clube. O clima era extremamente positivo.
Mas o gol de empate do Flamengo de Guarulhos nos acréscimos transformou o estádio em um velório.
O Independente fez um bom jogo e enfrentou um adversário qualificado e que também lutará pelo acesso.
Quis o destino que um dos melhores em campo fosse falhar exatamente no último lance da partida.
O Independente teve muito trabalho para inscrever o elenco na FPF. Só o goleiro titular Maycon não teve seu nome no BID. E a falha foi justamente do seu reserva.
O Independente começou bem, mandando no jogo. Muita expectativa em cima do colombiano Juan Mosquera, mas o atacante foi muito bem marcado pelo zagueiro Luiz Felipe, ex-Independente.
Até abrir o placar, o Galo chegou bem com Mosquera em um chute cruzado defendido por Dodô, com Kauan de cabeça e através do lateral Pedrinho, que desarmou e finalizou por cima.
Mas foi o Flamengo que teve a primeira grande chance do jogo. Aos 16, o goleiro Dodô fez um lançamento longo da defesa para Júnior. O atacante desceu livre pela esquerda e bateu forte para uma grande defesa de Léo. O goleiro ficou indeciso se saía ou não de sua meta.
Aos 26, após escanteio cobrado na esquerda por Diogo Silva, o zagueiro Ronaldy, sozinho, cabeceou para fora.
O jogo era eletrizante e aos 30 minutos, Juan Mosquera desarmou o zagueiro Ronaldy na saída da defesa flamenguista e acionou Luan. O meia avançou livre e bateu no canto de Dodô para fazer 1 a 0. Foi o quarto gol do camisa 10 pelo Galo – o meia defendeu o alvinegro em 2023, também com PC no comando.

O Independente continuou criando e por pouco não ampliou com o mesmo Luan aos 32 e com João Victor aos 35.
Como quem não faz, toma, aos 37, Diego Mori levantou para a área galista. Luiz Felipe escorou na segunda trave, Ronaldy tentou o gol na primeira e Júnior definiu a jogada confusa na área: 1 a 1.
E olha que o time de Guarulhos quase foi para o intervalo na frente do placar. Aos 45, Yhago deu ótimo passe para Júnior, que parou em mais uma excelente defesa de Léo.
O Galo voltou com Kauan Andrade na vaga de Baxola. Aos 10, o goleiro Dodô recebeu uma bola recuada e tentou driblar Juan Mosquera. O colombiano desarmou na pequena área e com o gol aberto, conseguiu desperdiçar, para desespero do técnico PC Santos.
Aos 13, o torcedor galista voltou a vibrar nas arquibancadas. No desarme de Eduardo Processo no meio de campo, Pedrinho acionou João Victor pela esquerda. O limeirense desceu em velocidade e, da entrada da área bateu forte, no ângulo, marcando um golaço: 2 a 1.

E o mesmo João Victor quase marca um gol idêntico aos 23. A bola passou rente a trave. Só dava Independente. Aos 36, Luan recebeu pela meia-esquerda e viu o goleiro adiantado. O toque por cobertura foi bonito, mas Dodô se esticou todo para desviar para escanteio.
Aos 38, o Independente deixou de matar o jogo. Em um contra-ataque puxado por João Victor, o volante Araújo recebeu na área e, cara a cara com Dodô, finalizou para fora. Era um gol feito.
A entrada de Guilherme no Flamengo incendiou o time visitante. Aos 39, ele recebeu no comando e acertou a trave galista.
Dois minutos depois, Léo voltou a praticar um milagre ao evitar o empate, após defender com os pés a batida de Kadu na área.
O jogo ficou perigoso para o Independente. O Flamengo encurralou o alvinegro em seu campo de defesa.
Até que aos 47 minutos, em uma jogada ensaiada de escanteio pela direita, Guilherme recebeu no bico da grande área e arriscou. O goleiro Léo, um dos destaques do jogo, aceitou: 2 a 2.
E aos 49, o time de Guarulhos só não virou porque o mesmo Léo salvou milagrosamente a finalização de Vinícius na área.
Após o apito final, Léo chorou copiosamente e foi em direção a torcida galista pedir desculpa.
O Independente completou cinco estreias sem vitória no Campeonato Paulista, todas elas em casa (quatro empates e uma derrota).
O Galo volta a campo no domingo, às 10h, diante do Batatais, fora de casa. O adversário galista perdeu na estreia para o Guarulhos por 2 a 0, em casa, porém no fim de semana ganhou em São Carlos por 2 a 1.
Situação
Resultados da 2ª rodada da Bezinha: Tupã 0 x 4 Tanabi, Santacruzense 2 x 0 Assisense, Independente 2 x 2 Flamengo, São Carlos 1 x 2 Batatais, Ecus 0 x 0 Mauá e Manthiqueira 1 x 0 União Mogi.
Na classificação: Grupo 1: 1) Tanabi 6, 2) Santacruzense e Assisense 3, 4) Olímpia e Tupã 0. Grupo 2: 1) Guarulhos e Batatais 3, 3) Flamengo 2 e 4) Independente e São Carlos 1 e Grupo 3: 1) Mauá 4, 2) Manthiqueira 3, 3) Mauaense, Ecus e União Mogi 1.
Independente 2 x 2 Flamengo
Gols – Luan aos 30 do 1º tempo e João Victor aos 13 do 2º tempo (IND); Júnior aos 37 do 1º tempo e Guilherme aos 47 do 2º tempo (FLA)
Local – Pradão
Árbitro – Rogério Fernando Alves Júnior
Auxiliares – Risser Jarussi Corrêa e Bruno Henrique Mascarenhas Moura.
Público – 674 presentes
Renda – R$ 8.330,00
Independente – Leonardo; Kauan, Léo Lopes, Hilário e Pedrinho (Gabriel Lima); Eduardo Processo, Araújo (Felipe) e Luan (Marquinhos); Baxola (Kauan Andrade), Juan Mosquera e João Vitor (Allan). Técnico – PC Santos.
Flamengo – Dodô; Risadinha, Luiz Felipe, Ronaldy e Mello; Hugo (Vinícius), Diogo Silva, Adson (Murilo) e Diego Mori (Kauan Sérgio); Yhago (Guilherme) e Júnior (Kadu). Técnico – Anderson Neblina.
Ocorrências – cartões amarelos para Felipe e Juan Mosquera (IN), Hugo (FLA).