Sem pensar mais no Brasileirão por conta dos últimos resultados ruins (26 pontos em 11º lugar), o São Paulo dará prioridade para as duas copas em que está na fase quartas de final: Copa Sul-Americana e Copa do Brasil.
Hoje, às 19h15, o Tricolor enfrenta o Ceará, na Arena Castelão, no jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. No duelo de ida, o time paulista venceu por 1 a 0, no Morumbi, com um golaço de Nikão. Sendo assim, tem a vantagem do empate. Faz oito anos que o São Paulo não chega às semifinais desta competição.
Ao time da casa resta vencer por um gol de diferença para levar a decisão da vaga para as penalidades máximas ou por dois gols para avançar.
O São Paulo não vence fora de casa há quatro partidas, com dois empates e duas derrotas. O Tricolor não perde para o Ceará há 11 confrontos (quatro vitórias e sete empates).
Rogério Ceni tem como opção o meia-atacante Alisson. O jogador está recuperado de um entorse no joelho direito, que o tirou dos gramados por dois meses. O ex-gremista só não enfrentou o Flamengo, no sábado, por conta de uma amidalite.
Ceni não sabe se utilizará Alisson desde o começo ou no decorrer da partida no Castelão. O meia é considerado um dos titulares da equipe e peça importante para fazer a transição entre a defesa e o ataque.
O volante Luan realizou uma cirurgia na coxa esquerda no dia 22 de junho. A expectativa era de que ele perdesse o restante desta temporada do São Paulo. No entanto, o jogador começou a treinar com o elenco na última segunda-feira e surpreendeu pela rápida recuperação de um problema considerado raro.
Como treinador, Rogério Ceni enfrentou o Ceará em 21 ocasiões desde 2018, quando assumiu o Fortaleza. São sete vitórias, sete empates e sete derrotas.
O Ceará passa por um momento muito ruim e vem de quatro partidas sem vitória (um empate e três derrotas). Além disso, a equipe cearense nunca passou pelo São Paulo em competições de mata-mata. Foram cinco eliminações em cinco oportunidades.
O que anima o torcedor do Vovô é o retrospecto na Arena Castelão. Nos últimos 10 jogos, o Ceará venceu cinco, empatou quatro e perdeu apenas para o líder Palmeiras. Na Copa Sul-Americana, no geral, são oito vitórias em nove jogos. A única derrota foi justamente para o São Paulo.
O Ceará avançou às quartas de final após vencer o The Strongest por 2 a 1, fora de casa, e por 3 a 0, em casa.
O time possui os desfalques de Rodrigo Lindoso e Diego Rigonato, que estão no departamento médico. Bruno Pacheco, Vásquez e Cléber dificilmente reunirão condições de jogar.
Ceará x São Paulo
Ceará – João Ricardo; Nino Paraiba, Luiz Otávio, Messias e Victor Luís, Richard Coelho, Lima, Guilherme Castilho e Vina; Mendoza e Zé Roberto. Técnico – Marquinhos Santos.
São Paulo – Felipe Alves; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Welington; Luciano e Calleri. Técnico – Rogério Ceni.
Árbitro – Fernando Rapallini (Argentina)
Local – Arena Castelão, às 19h15.