Carnaval 2020: SP organiza esquema especial de trânsito e transporte para o pré-Carnaval

A capital paulista terá uma operação especial para organizar o trânsito e o transporte público durante os desfiles de blocos no fim de semana do pré-Carnaval (15/2 e 16/2). Está prevista a passagem de 217 blocos em todas as regiões da cidade, sendo 123 no sábado e 94 no domingo.

Para orientar foliões, passageiros de ônibus e motoristas durante o período de desfiles, SPTrans e CET criaram páginas especiais com informações sobre os desvios de linhas do sistema municipal, interdições e medidas operacionais de trânsito (leia mais abaixo).

SPTrans informa que 560 linhas de ônibus terão alterações temporárias em seus itinerários ao longo do fim de semana. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá contar com 496 agentes de trânsito por dia, 476 viaturas e 62 painéis de mensagens variáveis (PMVs) para garantir a fluidez do trânsito, orientar motoristas, pedestres e ciclistas e implantar mudanças no trânsito, sempre que necessário.

Os foliões devem dar prioridade ao transporte público, já que diversas vias estarão bloqueadas para o tráfego de veículos. A maior concentração de técnicos, agentes e fiscais será nas regiões em que estão programadas as passagens de blocos com expectativa de reunir uma grande quantidade de participantes, como as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Marquês de São Vicente, na Zona Oeste; o entorno do Parque Ibirapuera, na Zona Sul; além da Rua da Consolação e a Praça da República, no Centro.

 

Páginas especiais mostram desvios em linhas de ônibus e interdições
SPTrans criou site especial para o Carnaval 2020 (http://www.sptrans.com.br/carnaval), no qual é possível consultar os desvios das linhas de ônibus municipais para a passagem de blocos. O sistema de busca pode ser realizado por nome ou número da linha. A página é atualizada constantemente e o principal objetivo do serviço é facilitar a mobilidade de quem utilizará ônibus nos próximos fins de semana.

A população será informada também por meio de adesivos fixados nos pontos de ônibus. Os adesivos contêm um QR Code que leva ao site especial da SPTrans.

Para informar sobre as operações de trânsito organizadas pela CET, a página especial http://www.cetsp.com.br/carnaval trará os desvios e interdições que permitirão a folia nos blocos. Nesta página, o munícipe poderá encontrar as informações sobre interdições, desvios e demais medidas operacionais adotadas pela Companhia, que estarão disponíveis por data e por região da cidade. As atualizações serão feitas constantemente.

 

Recomendações

  • Dê preferência à utilização do transporte coletivo;
  • Carregue seu Bilhete Único com antecedência;
  • Respeite a sinalização de trânsito;
  • Obedeça as orientações dos agentes da CET;
  • Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações das interdições;
  • Caso seja necessário, para garantir a segurança de todos, os agentes da CET podem fazer alterações na organização dos bloqueios;
  • Utilize plataformas/aplicativos de cálculo de rotas e trajetos, como Waze, que serão abastecidos com informações de interdições e desvios em tempo real;
  •  Siga a CET no Twitter, (http://twitter.com/CETSP_) para informações do trânsito, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante o carnaval;
  •  Mais informações, acesse, baixe o aplicativo ou ligue para Central SP156. 

 

Movimento pela Vida Segura no Trânsito

Prefeitura está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, com o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 849 vítimas fatais no trânsito.

A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), tem como mensagem principal o slogan “Hoje Não. Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura.

Compartilhe!