Uma brincadeira que era realizada por muitos, na infância, a de pular amarelinha, sempre praticada de maneira saudável, e que recentemente foi adaptada por um grupo de pessoas na internet como “Amarelinha de Fogo”, quase terminou em tragédia na cidade de Araras (SP) quando um menino, de oito anos, ao realizar o desafio utilizando álcool, sofreu queimaduras de 3º grau em uma das pernas.
Esse tipo de atitude tem feito parte do conhecido “desafio viral” onde outras pessoas vão aprendendo, por meio de plataformas digitais, e gravando vídeos para que outros repitam. No caso do menino de Araras, ele fez o formato da amarelinha com álcool e quando foi pular, as chamas atingiram sua perna.
Durante o acidente, que ocorreu em sua casa, na zona leste, ele estava apenas com o irmão mais velho que o socorreu e levou para a unidade de saúde mais próxima. Ainda assustada com a situação, a criança relatou que pensou que fosse perder a perna. A brincadeira representa, além do risco de queimaduras graves, outros riscos como o de intoxicação e até de morte. Pelo que foi apurado, não há registro do caso na polícia local.
Outros desafios já resultaram em óbitos de pessoas, principalmente de menores de idade, e até em outros países como é o caso de um garoto, de 12 anos, que faleceu na Inglaterra após tentar realizar o “desafio do apagão”, que consiste em prender a respiração até desmaiar.
(Fontes: César Foguel/Jornalista em Araras e site do Terra)