Em um jogo marcado por uma grande participação do VAR no primeiro tempo, o Bahia se complicou na luta por uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana ao perder para o Defensa y Justicia-ARG, por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, nesta quarta-feira, no jogo de ida das quartas de final.
Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 19h15, no Estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela, na província de Buenos Aires, na Argentina. O Bahia precisa vencer por dois ou mais gols de vantagem. Se ganhar por 3 a 2, a decisão vai para os pênaltis.
O Bahia foi surpreendido logo aos três minutos. Élber perdeu a bola e o Defensa y Justicia desceu em velocidade. Juninho Capixaba ainda fez o corte parcial, mas Braian Romero ficou com a sobra e bateu na saída de Anderson.
Aos 15, o time baiano empatou com Gilberto após cruzamento de Nino Paraíba. O gol, porém, foi anulado pelo VAR depois de quatro minutos de checagem
No lance seguinte, Walter Bou caiu dentro da área e pediu pênalti, que foi assinalado pelo árbitro com ajuda do VAR. Braian Romero soltou a bomba no ângulo de Anderson, fazendo o seu segundo gol no jogo.
E houve mais polêmica envolvendo o árbitro de vídeo aos 33 minutos. Gilberto cabeceou e a bola acertou o braço de Paredes. O árbitro assinalou pênalti, mas voltou atrás após checar o VAR.
Aos 37, porém, o Bahia teve uma penalidade marcada pelo árbitro de vídeo Gilberto cobrou no meio e diminuiu para os donos da casa.
Ainda tinha espaço para mais emoção no primeiro tempo. O Bahia teve mais um pênalti marcado a favor após confusão dentro da área. Dessa vez, porém, Gilberto mandou para fora.
Depois de um primeiro tempo movimentadíssimo, a etapa final começou morna.
O Bahia tinha dificuldades para furar o bloqueio argentino. O que já era ruim ficou ainda pior aos 22 minutos. Braian Romero passou por Juninho Capixaba e tocou para Enzo Fernandez marcar o terceiro do Defensa y Justicia.
Dez minutos depois, o Bahia diminuiu. Matheus Bahia tabelou com Gabriel Novaes e estufou as redes de Unsain. O time baiano ainda tentou o empate, mas quase sofreu o quarto no finalzinho, quando Enzo Fernandez cruzou e Juninho chegou antes para aliviar o perigo.
FICHA TÉCNICA:
BAHIA 2 x 3 DEFENSA Y JUSTICIA
BAHIA – Anderson; Nino Paraíba, Anderson Martins, Juninho e Juninho Capixaba (Matheus Bahia); Ramon, Edson (Elias) e Daniel (Gabriel Novaes); Rossi (Juan Ramírez), Gilberto e Élber (Rodriguinho). Técnico: Mano Menezes.
DEFENSA Y JUSTICIA – Unsain; Frías, Héctor Martínez, Paredes e Acevedo; Larralde (Escalante), Rius, Pizzini e Isnaldo (Gallardo); Braian Romero (Merentiel) e Walter Bou (Enzo Fernandez). Técnico: Hernán Crespo.
GOLS – Braian Romero, aos 3 e aos 25 (pênalti), e Gilberto aos 39 minutos do primeiro tempo. Enzo Fernandez, aos 22, e Matheus Bahia, aos 32 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Edson e Juninho Capixaba (Bahia); Braian Romero (Defensa).
ÁRBITRO – Guillermo Guerrero (EQU).
RENDA E PÚBLICO – Jogo sem torcida.
LOCAL – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).