A Prefeitura de Limeira (SP) informa que, a partir desta terça-feira (9), suspenderá temporariamente a vacinação contra a dengue para adultos, com o imunizante produzido pelo Instituto Butantan. A decisão atende à orientação do Ministério da Saúde, que anunciou, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (8), a interrupção preventiva da campanha em todo o país após o registro de duas mortes suspeitas.
Segundo o Ministério, a suspensão ocorre enquanto as autoridades sanitárias investigam Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI) classificados como graves. A medida também foi endossada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba (GVE).
Em Limeira, a vacinação contra a dengue com o imunizante do Butantan, de dose única, teve início em 29 de abril e foi destinada inicialmente a profissionais de saúde de até 59 anos e, posteriormente, à população em geral da mesma faixa etária.
Desde então, foram aplicadas 583 doses da vacina no município. Conforme as notificações recebidas, 24 pessoas apresentaram sintomas leves após a imunização, sem registro de casos graves ou severos. Também não houve internações relacionadas à vacina.
De acordo com o Ministério da Saúde, os eventos adversos mais graves têm sido observados entre o 10º e o 12º dia após a aplicação da vacina.
Por esse motivo, pessoas imunizadas a partir de 18 de maio devem ficar atentas ao surgimento de sintomas como febre, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramentos, sonolência, irritabilidade e sinais de desidratação, entre outros.
Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica de Limeira, 97 pessoas receberam a vacina a partir dessa data. A orientação é que elas procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e acompanhamento, independentemente da presença de sintomas.
O secretário de Saúde, Alexandre Ferrari, ressalta que a pasta já iniciou um trabalho de busca ativa junto a essas pessoas para monitorar possíveis reações ao imunizante e garantir o acompanhamento necessário.
Ele destaca ainda que a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos segue normalmente no município, assim como as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.




