O trabalhador Rodrigo Augusto Lucena Barros, de 46 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (2) após ser atropelado por um veículo durante manutenção na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Ele era funcionário de uma empresa terceirizada de manutenção de asfalto.
O acidente ocorreu por volta das 2h. Segundo o boletim de ocorrência, Rodrigo foi atingido por um veículo Ford Courier, pertencente a outra empresa terceirizada que prestava serviço de avaliação de atrito da pista. O motorista relatou à Polícia Civil que a vítima não usava colete refletivo e não estava visível no campo de iluminação do farol do veículo no momento da colisão.
A perícia foi acionada, e o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como homicídio culposo — quando não há intenção de matar — na delegacia do próprio aeroporto.
Terminal ficou fechado por duas horas
Após o acidente, o aeroporto permaneceu fechado para pousos e decolagens por cerca de duas horas, o que causou atrasos e cancelamentos em diversos voos.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou procedimento para apurar as causas do acidente e possíveis responsabilidades da concessionária que administra Viracopos. Uma inspeção na pista foi realizada ainda nesta quarta-feira. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também foram oficiados.
Rodrigo será velado em Araçoiaba da Serra
Natural de Diadema (SP), Rodrigo morava na cidade e deixa familiares e amigos. O velório será realizado nesta quinta-feira (3), em Araçoiaba da Serra (SP), onde vivem seus parentes.
Amigos definem Rodrigo como uma pessoa alegre, apaixonada por samba, futebol e encontros com amigos. A namorada, Lucilene Alves, lamentou a perda: “Era a melhor pessoa do mundo, com um coração maior do que ele”, disse.