Três jogos, com um empate e duas derrotas. Essa é a campanha inicial do São Paulo neste Campeonato Brasileiro. Pior do que isso, o Tricolor ainda não balançou a rede. O empate foi o sem gols diante do Fluminense na partida de estreia. As derrotas foram fora de casa para Atlético/GO por 2 a 0 e Atlético/MG por 1 a 0.
E o São Paulo tem grande chance de acabar com esse incômodo jejum esta noite, pois recebe a Chapecoense, às 19h, no Morumbi, pela 4ª rodada. Os dois times estão, no momento, na zona do rebaixamento, com um ponto.
A Chapecoense, que retornou este ano à elite, começou muito mal a competição, perdendo em casa para o Red Bull Bragantino por 3 a 0 e para o Palmeiras, no Allianz Parque, por 3 a 1. No meio desses jogos, foi eliminado na Copa do Brasil para o ABC, perdendo de 3 a 0, em Natal, após ter vencido o jogo de ida por 3 a 1, na Arena Condá.
No domingo passado, o time comandado por Jair Ventura ficou no empate sem gols com o Ceará, em Chapecó. O goleiro titular será João Paulo, que entrou ainda no primeiro tempo contra o Ceará em razão da lesão no joelho do titular Tiepo. Já o zagueiro Ignácio, que saiu machucado, pode dar lugar a Derlan.
No São Paulo, o técnico Hernán Crespo perdeu uma peça importante do seu esquema tático. O zagueiro Miranda, que deixou a partida contra o Atlético-MG com dores musculares, passou por exames e teve diagnosticado um estiramento na região posterior da coxa esquerda.
O clube não estipulou um prazo para o retorno do experiente zagueiro, mas contusões desse tipo costumam demandar ao menos três semanas de tratamento. Certo é que Miranda não estará em campo hoje.
O veterano, de 36 anos, precisou ser substituído após uma disputa de bola com o atacante Hulk. O defensor passou por atendimento médico ainda no gramado, mas acabou saindo.
Sem Miranda e também sem Arboleda, que está com a seleção equatoriana na Copa América, Crespo deve mudar o esquema tático do 3-5-2 para o 4-4-2, apenas com Bruno Alves e Léo na zaga.
O meio-campista argentino Martín Benítez, por outro lado, iniciou os trabalhos de transição com a preparação física e avançou em sua recuperação da lesão no adutor da coxa esquerda, que o deixa fora dos gramados desde o primeiro jogo da final do Paulistão contra o Palmeiras.
Já Luan intensificou os exercícios no campo com a fisioterapia no CT da Barra Funda. O volante não atuou nos últimos quatro jogos em virtude de um edema na região posterior da coxa esquerda. Segundo disse Crespo, ele está “muito perto” de poder contar com o atleta.
Daniel Alves também segue fora em reabilitação de entorse no joelho direito. Hernanes trata de contratura muscular no tronco e William trabalha para se livrar de um trauma no joelho direito.
São Paulo x Chapecoense
São Paulo – Tiago Volpi, Igor Vinicius, Bruno Alves, Léo e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Liziero, Gabriel Sara e Emiliano Rigoni; Luciano e Pablo. Técnico – Hernán Crespo.
Chapecoense – João Paulo; Matheus Ribeiro, Felipe Santana, Derlan (Ignácio) e Busanello; Moisés Ribeiro, Lima, Guedes e Ravanelli; Fernandinho e Anselmo Ramón. Técnico – Jair Ventura.
Árbitro – Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)
Local – Morumbi, 19h.