O São Paulo enfrenta o Grêmio, hoje às 20h, em Porto Alegre, em jogo atrasado da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a permanência na elite praticamente assegurada (precisa de mais um para não correr riscos), o São Paulo usa o duelo para se aproximar do grupo da Taça Libertadores da América.
O América-MG, oitavo colocado e último posicionado na zona de classificação para a Libertadores, soma 49 pontos e 36 jogos. O São Paulo, quatro atrás (45), tem 35 partidas e igualará aos mineiros hoje.
O São Paulo terá mais dois compromissos pelo Brasileirão. Na segunda-feira, recebe o Juventude, no Morumbi, às 19h. No dia 9, encara justamente o América/MG, às 21h30, quem sabe disputando uma vaga na Libertadores de 2022.
Por outro lado, se o Grêmio perder, estará rebaixado para a Série B. O time da casa tem 98% de chances de queda. Além de vencer o São Paulo, o time de Vagner Mancini precisaria torcer por tropeços do Bahia, hoje para o Atlético/MG e do Athletico/PR, amanhã para o Cuiabá. A vitória do Juventude sobre o Red Bull Bragantino por 1 a 0 complicou ainda mais a vida do Grêmio.
O técnico Rogério Ceni esperava contar com o volante Luan, recuperado de uma avulsão tendínea no músculo adutor da coxa esquerda. Peça importante na conquista do Campeonato Paulista, Luan desfalcou o Tricolor nas rodadas cruciais do Campeonato Brasileiro. Mas o jogador foi preservado e não viajou para o Sul.
O treinador, mais uma vez, não poderá contar com o meia William, que se recupera de uma artroscopia no joelho direito. Ele iniciou as atividades de transição física, mas não deve retornar antes do fim da temporada. Seu contrato vai até dezembro.
Calleri, que pediu para deixar o jogo contra o Sport no último sábado, mais uma vez treinou sem limitações e é provável que seja mantido entre os titulares. Desta forma, Ceni poderá repetir a escalação que venceu os pernambucanos por 2 a 0.
Título
Após 50 anos, o Atlético/MG pode, enfim, comemorar mais um título do Campeonato Brasileiro. O Galo enfrenta o desesperado Bahia, hoje às 18h, em jogo atrasado da 32ª rodada. Se o caneco não vier hoje, a festa estaria programada para domingo contra o Red Bull Bragantino, no Mineirão.
O técnico Cuca não poderá contar com os volantes Jair e Allan e com o atacante Diego Costa, que estão suspensos. Além deles, Réver, Savarino e Dylan estão entregues ao Departamento Médico.
O Flamengo impediu o título do Atlético/MG ao vencer o Ceará por 2 a 1, terça-feira no Maracanã, gols de Gabigol e Matheuzinho. Rick anotou para os cearenses. O Galo tem 78 pontos, oito a mais que o Mengão. Restam três rodadas, ou seja, nove pontos em disputa. O time mineiro assegura a taça com uma vitória ou dois empates.
Situação
Terça-feira pelo Campeonato Brasileiro, o América venceu o Chapecoense por 3 a 0, gols de Ademir (2) e Fabrício Daniel. O Juventude fez 1 a 0 no Red Bull Bragantino, gol de Ricardo Bueno.
Para completar, os reservas do Palmeiras fizeram 3 a 1 no Cuiabá, na Arena Pantanal, gols de Gabriel Silva, Giovani e Gabriel Verón. Alan Empereur anotou para o time da casa.
A classificação está assim: 1) Atlético/MG 78, 2) Flamengo 70, 3) Palmeiras 62, 4) Corinthians 56, 5) Red Bull Bragantino 53, 6) Fortaleza 52, 7) Fluminense 51, 8) América/MG e Ceará 49, 10) Internacional 48, 11) Santos 46, 12) São Paulo 45, 13) Atlético/GO 44, 14) Juventude 43, 15) Cuiabá 43, 16) Athletico/PR 42, 17) Bahia 40, 18) Grêmio 36, 19) Sport 33 e 20) Chapecoense 15.
Grêmio x São Paulo
Grêmio – Gabriel Grando; Rafinha (Sarará), Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva e Campaz; Douglas Costa (Jhonata Robert), Diego Souza e Ferreira. Técnico – Vagner Mancini.
São Paulo – Tiago Volpi, Igor Vinicius, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Igor Gomes e Vitor Bueno (Benítez); Rigoni e Calleri. Técnico – Rogério Ceni.
Árbitro – Sávio Pereira Sampaio (DF)
Local – Arena do Grêmio, às 20h.