No último dia da janela de transferências do futebol brasileiro, o São Paulo conseguiu a contratação do atacante Artur, de 29 anos, que chega por empréstimo do Botafogo/RJ. Foi um pedido do técnico Roger Machado para o lugar do lesionado Lucas Moura.
O acordo prevê uma opção de compra para o São Paulo caso Artur receba proposta do exterior. Se um clube estrangeiro o procurar, o São Paulo poderá comprar 60% dos direitos econômicos do jogador por 6 milhões de euros (R$ 36 milhões), que seriam pagos apenas a partir de 2027.
Artur foi revelado pelo Palmeiras e emprestado ao Londrina. Pelo time paranaense se destacou, com 39 jogos, 8 gols e 11 assistências. Retornou ao Palmeiras, mas foi pouco utilizado. Com isso, foi emprestado ao Bahia, onde teve protagonismo. Em 55 jogos, marcou 10 gols e distribuiu 9 assistências.
Artur não conseguia jogar pelo Verdão e por isso, acabou negociado com o Red Bull Bragantino. De 2020 a 2023, disputou 170 jogos pelo Massa Bruta, com 38 gols e 32 assistências.

Por incrível que pareça, o Palmeiras o recontratou em 2023. Foram 43 jogos, com dez gols e duas assistências. Do Verdão, o atacante seguiu para o Zenit, da Rússia, onde esteve em campo em 35 jogos, com sete gols e duas assistências.
Como o Botafogo negociou Luiz Henrique, foi atrás de Artur e o contratou por 10 milhões de euros (R$ 62 milhões). Foram 60 jogos pelo time carioca, com dez gols marcados e cinco assistências. Na atual temporada, disputou 12 jogos e marcou dois gols, um no Campeonato Carioca e outro no Brasileirão. Ele tem vínculo com o Glorioso até o fim de 2029.
A expectativa é de que Artur faça sua estreia contra o Internacional/RS pelo Campeonato Brasileiro, após a Data Fifa.




