O Santos busca a reabilitação hoje no Campeonato Brasileiro. Após decepcionar na estreia ao perder para o Bahia por 3 a 0, em Pituaçu, o Peixe recebe o Ceará, às 21h, na Vila Belmiro.
No meio de semana, o técnico Fernando Diniz colocou todos os titulares em campo e o Santos venceu o Cianorte por 2 a 0, no Paraná, conquistando uma boa vantagem para o jogo de volta, que será realizado na terça-feira, às 16h30, na Vila Belmiro.
Se tivesse tropeçado em Cianorte, talvez o treinador santista poupasse alguns titulares hoje visando o jogo da volta. Mas com os 2 a 0, Peixe terá força máxima contra o time cearense.
Diniz só não poderá contar com Lucas Braga. O ex-jogador da Inter de Limeira teve constatada uma lesão muscular de grau um, idêntica a de Marinho. Desta forma, ficará afastado dos gramados por cerca de três semanas.
Sem Braga, o esquema tático poderá ser alterado do 4-3-3 para o 4-4-2, isso porque o substituto será Marcos Guilherme, emprestado pelo Internacional/RS após 61 partidas. O meia entrou na vaga de Gabriel Pirani contra Bahia e Cianorte. Agora, pode estrear como titular ao lado do outro armador do time.
Marcos Guilherme seria um coringa. Com gosta de jogar aberto pela direita, ele poderia se revezar na ajuda da armação, como pretende Diniz, e surpreender chegando ao ataque. Marinho seguiria na esquerda e Kaio Jorge sendo o centroavante.
Diniz ficou satisfeito com a produção de Marinho no meio de semana. O mini míssil aleatório ajudou o Peixe a interromper uma sequência de três derrotas seguidas. Uma delas, para o Barcelona, no Equador, por 3 a 1, custou a eliminação precoce na Taça Libertadores da América.
A ideia no Santos agora é embalar na temporada. Serão três jogos seguidos na Vila: Ceará, Cianorte e Juventude. Diniz espera resgatar a confiança da torcida. A meta é de nove pontos e retorno do futebol vistoso.
O último confronto entre o Peixe e o Vozão foi pelo Campeonato Brasileiro de 2020, no dia 27 de dezembro e terminou empatado por 1 a 1. O Vozão enfrentou o Peixe como visitante em sete jogos oficiais. Foram quatro vitórias dos mandantes e três empates. Porém, no ano passado o time cearense eliminou o Peixe da Copa do Brasil.
O Ceará teve uma vitória das mais expressivas, aplicando 3 a 2 no Grêmio na primeira rodada. No meio da semana, ficou no 1 a 1 com o rival Fortaleza. Pensando nesse clássico do meio de semana, Guto Ferreira pode poupar alguns de seus principais jogadores, como Vina e Fernando Sobral.
O zagueiro Luiz Otávio, que sofreu entorse no joelho na final do Campeonato Cearense, foi vetado. Ele não viajou com o grupo. Além dele, Jael, Mendoza e Gabriel Dias serão ausências, pois foram punidos pelo STJD pela confusão na final da Copa do Nordeste, contra o Bahia.
Santos x Ceará
Santos – João Paulo; Pará, Luiz Felipe (Kaiky), Luan Peres e Felipe Jonathan; Alison, Gabriel Pirani, Jean Mota e Marcos Guilherme; Kaio Jorge e Marinho. Técnico – Fernando Diniz.
Ceará – Richard; Buiú, Messias, Gabriel Lacerda e Kelvyn Ramos; Oliveira, Charles, Vina (Jorginho) e Fernando Sobral (Pedro Naressi); Cleber e Rick. Técnico – Guto Ferreira.
Árbitro – Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Local – Vila Belmiro, às 21h.