São Paulo e Santos se enfrentam pela 24ª rodada do Brasileirão
São Paulo e Santos jogam hoje, às 18h30, no Morumbi, no fechamento da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor começou a rodada na 13ª posição, com 28 pontos, enquanto o Peixe, com 24 pontos, está próximo da zona do rebaixamento, em 16º lugar. Mesmo sendo início de returno, o duelo é encarado como uma decisão por sobrevivência na divisão de elite. Ambos estão ameaçados pela degola.
Em momento difícil na temporada, o técnico Hernán Crespo deve ter um bom reforço para o clássico. O meia Gabriel Sara treinou normalmente no CT da Barra Funda e mostrou estar totalmente recuperado de uma amidalite. Sara foi desfalque no empate por 1 a 1 contra a Chapecoense, no fim de semana, porque apresentava um quadro de gripe.
Recuperado de uma lesão na coxa esquerda, Orejuela ficou fora da lista de relacionados de Hernán Crespo. Com as ausências de Igor Vinicius, lesionado, e Galeano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, havia expectativa pela escalação do colombiano. Ele treinou durante a semana com os companheiros, mas não vem tendo oportunidades. Orejuela soma apenas oito jogos com a camisa do São Paulo nesta temporada. Liziero deve ser o ala.
O empate contra a lanterna Chapecoense quase causou a demissão do técnico argentino. O Tricolor segue sem deslanchar no Brasileirão, após fazer bela campanha no Paulistão, quando levantou o troféu. Um tropeço esta noite pode aumentar a pressão sobre o técnico.
No Santos, o fato de o time estar há 10 partidas sem vitória e estar lutando contra o rebaixamento no Brasileirão não vai fazer o técnico Fabio Carille alterar a formação tática da equipe para o clássico. O esquema com três zagueiros (Danilo Boza, Emiliano Velázquez e Wagner Palha) deverá ser mantido.
O plano do treinador santista é dar espaço para o adversário buscar o ataque e, com isso, poder explorar os contra-ataques. Carille vai poder relacionar Jobson e Vinícius Balieiro (de contrato renovado por mais quatro anos), mas os dois só deverão ser utilizados na etapa final.
O veterano Diego Tardelli também treinou entre os titulares no meio de campo, sendo o responsável pela armação de jogadas, e tem chance de começar no time titular.
O Santos não atua desde 26 de setembro, após a derrota por 3 a 0 para o Juventude, em Caxias do Sul. Carille espera que o período de treinamento tenha proporcionado melhor padrão de jogo para a equipe, após intensificar os trabalhos para aprimorar o posicionamento dos atletas em campo, principalmente no setor defensivo.
São Paulo x Santos
São Paulo – Tiago Volpi; Liziero, Miranda, Léo e Welington; Luan, Rodrigo Nestor, Gabriel Sara e Martín Benítez (Igor Gomes); Luciano e Rigoni. Técnico – Hernán Crespo.
Santos – João Paulo; Danilo Boza, Emiliano Velázquez e Wagner Palha; Marcos Guilherme, Camacho, Carlos Sánchez, Diego Tardelli e Felipe Jonatan; Marinho e Léo Baptistão. Técnico – Fábio Carille.
Árbitro – Raphael Claus (SP)
Local – Morumbi, 18h30.