Todos passamos por momentos difíceis em nossas vidas, momentos em que pensamos que não teremos saída, que não conseguiremos nos reerguer e levantar. Muitas vezes a vida nos prega peças, nos dá ‘tombos’, nos derruba sem dó e lá estamos nós, no chão, pensando em como levantar…
Inspire, respire, reflita, se observe e reflita sobre sua situação atual, sobre como sair dela, o que você pode fazer para superar esta adversidade e vencer? É preciso que encaremos de frente nossos problemas, que olhemos para cada um deles, traçando metas a curto, médio e longo prazo para superá-los, afinal, recomeçar é preciso, superar os problemas é fundamental para um recomeço bem sucedido.
Não é fácil passar por problemas, pelas ‘tempestades da vida’, é preciso coragem para começar a encará-los e a pegar um a um, compreender, traçar estratégias de enfrentamento e começar a superá-los. Nossos problemas, por piores que sejam, não podem ser maiores que nossa vontade de superá-los, que nossa determinação para vencê-los, que nossa disposição para reescrever o capítulo de nossa história com um final feliz.
Áh, mas não é fácil, porque demora demais, não é rápido, é sofrido, temos medo, receio, sofremos, choramos… Sim, é verdade. Não é rápido, é sofrido, é horrível, por isso é preciso coragem e determinação. Nos apegarmos à certeza de que nada dura para sempre e que nossas ações nos ajudam a vencer problemas, superar obstáculos e nos tornarmos mais fortes e mais experientes para as próximas situações que tivermos de enfrentar.
Dalai Lama dizia, com sua sapiência ímpar: “Seja gentil quando for possível… sempre é possível.”, sim, sempre é possível que sejamos gentis com nós mesmos, com nossas situações, nossas tristezas, sempre é possível sermos gentis com os demais. Nunca é demais lembrarmos que na ‘roda gigante’ da vida, estamos sempre trocando de lugar… uma hora estamos em cima e outra embaixo… a maneira como nos comportamos quando estamos em cima, pode definir a gentileza, apoio e cuidado dos demais para conosco quando estivermos embaixo. Lembre-se: “o mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e o mundo espera de nós, um pouco mais de paciência. Será que é tempo que lhe falta pra perceber, será que temos esse tempo pra perder, e quem quer saber, a vida é tão rara, tão rara” Lenine
Desejo que você tenha sempre paciência, tolerância, coragem e persistência para enfrentar todos os problemas que surgirem em sua vida. Que você possa ser resiliente, que possa ser vencedor e ter coragem para recomeçar quantas vezes forem necessárias.