Não era o cenário que o Santos gostaria de ter para a partida contra o Botafogo, hoje às 21h30, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas a pressão será grande na Vila Belmiro, tudo por conta dos últimos tropeços do Peixe, como por exemplo a eliminação na segunda fase da Copa Sul-Americana para o modesto Deportivo Táchira e a derrota para o Avaí por 1 a 0, no sábado.
Ainda com o técnico interno Marcelo Fernandes, o Santos pode ter o retorno do volante uruguaio Rodrigo Fernández, recuperado de um desconforto muscular.
A outra boa notícia é o zagueiro Alex Nascimento. Após retornar de empréstimo ao Famalicão, de Portugal, o nome do defensor apareceu no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, e já pode ser relacionado.
Por outro lado, o lateral-esquerdo Lucas Pires e o volante Sandry seguem de fora. O primeiro trata de uma lesão no joelho direito, enquanto o segundo se recupera de um problema na coxa esquerda. Assim como o zagueiro Maicon, que sofreu uma lesão na panturrilha esquerda. Já o zagueiro Kaiky acertou sua transferência para o Almería, da Espanha.
Nos bastidores, o Santos anunciou a renovação de contrato do lateral-esquerdo Pedrinho Scaramussa, de 20 anos, destaque da equipe sub-20 e uma das promessas do clube para as próximas temporadas.
O antigo vínculo de Pedrinho terminava em dezembro deste ano. Agora, o contrato é válido até junho de 2024, com multa de 100 milhões de euros (R$ 551,7 milhões) para transferências europeias e R$ 27,5 milhões para transferências nacionais.
Já Ricardo Goulart assinou sua rescisão contratual e se despediu com um texto nas redes sociais. Disse, entre outras coisas, que lhe faltou oportunidade para mostrar o melhor. E que não foi respeitado, até pela história que fez no futebol. Mas vale lembrar que o craque desperdiçou o pênalti que custou a eliminação na Copa Sul-Americana. O jogador de 31 anos foi titular em 22 das 30 partidas e marcou quatro gols.
No Botafogo, o técnico Luís Castro recebeu dois reforços, que inclusive estão regularizados. São eles o lateral-esquerdo Marçal, que jogou as últimas duas temporadas pelo Wolverhampton, da Inglaterra e o meia Carlos Eduardo, que estava no futebol árabe.
Santos x Botafogo
Santos – João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández (Camacho), Vinícius Zanocelo e Carlos Sánchez (Ângelo); Léo Baptistão, Marcos Leonardo e Lucas Braga. Técnico – Marcelo Fernandes.
Botafogo – Douglas Borges; Saravia, Philipe Sampaio, Kanu e Mezenga; Tchê Tchê, Luís Oyama e Lucas Fernandes; Vinícius Lopes, Erison e Jefinho (Gustavo Sauer. Técnico – Luís Castro.
Árbitro – Ramon Abatti Abel (SC)
Local – Vila Belmiro, 21h30.