Tão bonito o significado de “porto seguro” em nossas vidas, não é? E tão importante também! Todos nós precisamos ter aquela pessoa que é nosso porto seguro, que é para onde corremos quando precisamos de amor, acolhida, afeto, conselho, colo, conversa, entendimento… é aquela pessoa que está sempre conosco (e nem precisa ser fisicamente o tempo todo), que nos dá a certeza de termos alguém que nos compreende, que nos estende a mão, que não nos deixará sozinhos.
“Eu te desejo, muitos amigos, mas que em um você possa confiar, e que tenha até inimigos, pra você não deixar de duvidar. Quando você ficar triste, que seja por um dia, e não o ano inteiro (…) e quando estiver bem cansado ainda, exista amor pra recomeçar, pra recomeçar.”
É isso, precisamos daquela pessoa especial que nos conhece bem, mas muito bem e que nos ama e respeita, até por nos conhecer tão bem. Precisamos ter em quem confiar, para podermos desabafar, conversar, para que possamos passar por nossos momentos mais difíceis tendo alguém ao nosso lado.
A amizade é uma forma de amar tão pura e tão sublime, que aquece a alma e nos faz recuperar o fôlego, depois de cada batalha que a vida nos trás de forma surpreendente!
Diz o ditado que amigos são a família que podemos escolher! Muitos amigos vão se tornando muito importantes em nossas vidas e vão ocupando espaços de destaque em todos os nossos momentos. Devagar, vamos nos habituando a conversar, a contar com a escuta, com o afeto, com os conselhos, a pedirmos ajuda, a ajudarmos…
Para o Psicólogo Jorge Elói, “os amigos contribuem para a construção da própria identidade, das ideias e valores, sentimentos de pertença e objetivo”.
Para a Psicologia, a companhia frequente de amigos reduz bastante o risco de depressão, a ansiedade e até os sintomas degenerativos das demências. As pessoas que estão rodeadas de amigos possuem hábitos mais saudáveis, preocupam-se mais consigo próprias, possuem uma auto-estima mais elevada, melhor bem-estar e até melhor sistema imunológico. (Jorge Elói)
A amizade engloba: o prazer de estar na companhia do outro, a aceitação (amigos aceitam uns aos outros, sem exigir mudanças), a confiança, o respeito, a ajuda mútua, a confidência (amigos partilham sentimentos mais íntimos), compreensão e abertura (amigos são genuínos).
É muito importante que tenhamos amigos, que possamos dividir nossa vida, nossas alegrias, sucesso, nossa felicidade com pessoas especiais, que nas horas de desespero, angústia e medo, nos darão as mãos e nos ajudarão a atravessar esse momento da forma menos sofrida possível.
Neste finalzinho de ano, convido a cada um de nós para refletirmos sobre nossas relações de amizade e nossos ‘porto seguros’. Que possamos ter e ser amigos especiais e únicos!
Encerro com Milton Nascimento e seu poema em forma de música que fala sobre a amizade: “Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração, assim falava a canção. Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam “não”, mesmo esquecendo a canção, o que importa é ouvir
a voz que vem do coração (…)”.