Palmeiras e São Paulo se enfrentam hoje, às 21h30, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das quartas de final da Taça Libertadores da América. No jogo de ida, os rivais ficaram no 1 a 1, no Morumbi. Luan abriu o placar para o Tricolor e Patrick de Paula, de falta, deixou tudo igual.
Como o gol fora de casa é critério de desempate, o Verdão tem a vantagem de jogar por um 0 a 0 para avançar. Se o 1 a 1 se repetir, a decisão da vaga será nas penalidades máximas.
Quem levar a melhor no clássico terá pela frente o ganhador de Atlético/MG e River Plate. O confronto de volta acontece amanhã, às 21h30, no Mineirão. Na ida, com um gol de Nacho Fernandéz, o Galo venceu em pleno Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, por 1 a 0.
Atual campeão continental, o Verdão venceu os dois confrontos contra a Universidad Católica por 1 a 0 nas oitavas de final. Na primeira fase teve a segunda melhor campanha (cinco vitórias e uma derrota), atrás apenas do Atlético/MG (cinco vitórias e um empate).
O Tricolor por sua vez, deixou para trás o Racing, vencendo em Avellaneda por 3 a 1, após empate por 1 a 1, no Morumbi pelas oitavas de final. Na primeira fase, o time de Hernán Crespo terminou em segundo lugar em seu grupo, atrás justamente do Racing.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, as duas equipes jogaram no sábado à noite e tiveram resultados opostos.
O São Paulo venceu o Grêmio por 2 a 1, no Morumbi, graças a um gol de Igor Gomes nos acréscimos. Tricolor, que antes estava bastante ameaçado pelo rebaixamento, pulou para o 14º lugar, com 18 pontos.
O Palmeiras perdeu para o Atlético/MG, no Mineirão, por 2 a 0, com dois gols do atacante venezuelano Savarino. Muita reclamação quanto a arbitragem de Bruno de Arleu Araújo, que expulsou o volante Patrick de Paula no fim do primeiro tempo. O jogador palmeirense escorregou e atingiu Guilherme Arana. Por reclamação, o técnico Abel Ferreira também recebeu o cartão vermelho.
Mesmo com o tropeço em Belo Horizonte, o Palmeiras manteve a vice-liderança, uma vez que o Fortaleza, terceiro colocado, só empatou com o Santos por 1 a 1, na Arena Castelão. O problema é que agora o time mineiro abriu cinco pontos de vantagem: 37 x 32.
Voltando a Libertadores, no jogo de ida contra o São Paulo, o Palmeiras manteve uma invencibilidade de 14 jogos como visitante (dez vitórias e quatro empates), a maior da história da competição. A sequência começou em abril de 2019, contra o Melgar, no Peru.
O Palmeiras nunca venceu o São Paulo pela Libertadores. Em nove confrontos na história, foram seis vitórias tricolores e três empates. Em confrontos mata-mata na história, foram 17 ao todo, com 14 vitórias do São Paulo.
Até hoje, as duas equipes se enfrentaram 330 vezes e há muito equilíbrio entre os rivais: 111 vitórias do Tricolor, contra 109 triunfos do Verdão, além de 110 empates. Cada time marcou 431 gols.
No Palmeiras, Weverton deixou a torcida palmeirense preocupada ao ser substituído depois de se chocar com Savarino no segundo gol que definiu a vitória do Atlético-MG por 2 a 0, no Mineirão.
Mas os torcedores podem se tranquilizar. O técnico Abel Ferreira afirmou que o problema não é sério e garantiu a presença do goleiro no duelo decisivo desta noite.
No São Paulo, autor do gol da vitória do São Paulo em cima do Grêmio por 2 a 1, no Morumbi, o meia Igor Gomes recebeu uma proposta do West Ham. A informação é do jornalista Jorge Nicola. O empresário Wagner Ribeiro afirmou que o Tricolor já recusou a oferta. Os ingleses ofereceram um valor distante dos 13 milhões de libras (R$ 92 milhões) noticiados pela imprensa britânica.
Poupados na vitória sobre o Grêmio, Arboleda, Léo, Daniel Alves e Rodrigo Nestor treinaram normalmente e estão confirmados. Por outro lado, seguem como desfalques os atacantes Luciano, Eder e Marquinhos.
São Paulo vem de uma sequência positiva no Allianz Parque: os tricolores não perdem e não sofrem gol na arena desde 2019.
Palmeiras x São Paulo
Palmeiras – Weverton; Gabriel Menino, Gustavo Gómez, Luan e Renan; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Luiz Adriano e Rony. Técnico – Abel Ferreira.
São Paulo – Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Daniel Alves, Luan, Liziero, Rodrigo Nestor (Benítez), Gabriel Sara e Reinaldo; Rigoni. Técnico – Hernán Crespo.
Árbitro – Wilmar Roldán (Colômbia)
Local – Allianz Parque, 21h30.