Palmeiras e Atlético/MG abrem hoje, às 21h30, no Allianz Parque, as semifinais da Taça Libertadores da América. O jogo de volta está marcado para Belo Horizonte, no dia 28 de setembro, às 21h30, no Mineirão.
Quem passar vai pegar na final o ganhador de Flamengo e Barcelona do Equador. Primeiro jogo será amanhã, no Maracanã.
O Verdão fez a segunda melhor campanha na primeira fase. Foram cinco vitórias e apenas uma derrota, para o Defensa Y Justicia/ARG por 4 a 3, no Allianz Parque.
Nas oitavas de final, o Palmeiras derrotou a Universidad Católica duas vezes por 1 a 0, a primeira no Chile e a segunda na capital. Nas quartas de final, o Verdão enfrentou o São Paulo. Empatou por 1 a 1, no Morumbi e venceu com facilidade em sua casa por 3 a 0. São 83% de aproveitamento. Em dez jogos na competição, o alviverde marcou 26 gols (média de 2,6 por partida) e oito sofridos (média de 0,8).
O Atlético fez a melhor campanha na fase inicial, fechando invicto com cinco vitórias e um empate. Nas oitavas de final, o Galo sofreu contra o Boca Juniors. Foram dois empates sem gols e a vaga conquistada nos pênaltis por 3 a 1.
Já nas quartas de final, o time mineiro eliminou o River Plate, vencendo por 1 a 0, no Monumental de Nuñez e fazendo 3 a 0, no Mineirão. São 88% de aproveitamento. Aliás, entrou para a história como sendo o primeiro clube a eliminar os dois grandes da Argentina em uma só edição da Libertadores. Ao todo, foram 19 gols marcados (média de 1,9) e apenas três sofridos (média de 0,3).
As duas equipes também brigam pelo título do Brasileirão. O Atlético-MG, que venceu o Sport por 3 a 0, no sábado, lidera a competição com 45 pontos. O Palmeiras, que bateu a Chapecoense por 2 a 0, na Arena Condá, está em segundo lugar, com 38 pontos, na vice-liderança.
No Palmeiras, o técnico Abel Ferreira terá o retorno do volante Zé Rafael, que não enfrentou a Chape por estar suspenso. Já Danilo segue entregue ao departamento médico e por isso, Felipe Melo continuará como titular. A única dúvida do português está no ataque entre Rony e Wesley.
No Galo, o técnico Cuca colocará força máxima em campo. O lateral-direito Mariano retorna no lugar de Guga. Nacho Fernández e Eduardo Vargas, que entraram apenas no segundo tempo contra o Sport, começam o duelo nos lugares de Tchê Tchê e Keno.
O atacante Hulk é o principal responsável pelos bons números do time atleticano, com participação direta em 32 gols nesta temporada (21 tentos marcados e 11 assistências).
Será o quinto mata-mata entre as equipes. Nos quatro anteriores o Palmeiras levou a melhor em três contra um do alvinegro.
Em 1996, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras venceu no Independência por 2 a 1 e no Palestra Itália por 5 a 0, com um show de Luizão e Djalminha.
Em 2000, pelas semifinais da Copa Mercosul, novamente o Verdão venceu os dois confrontos: 4 a 1 no Palestra e 2 a 0 no Mineirão.
Em 2010, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, o Palmeiras levou a melhor. No jogo de ida ficou no 1 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e depois venceu por 2 a 0, no Pacaembu.
Apenas em 2014 o confronto teve um desfecho diferente. Na arrancada pelo título da Copa do Brasil, o Atlético venceu o Palmeiras duas vezes nas oitavas de final: 1 a 0, em São Paulo, e 2 a 0, no Independência.
São 72 confrontos na história. A vantagem é do Palmeiras, com 34 vitórias contra 26 do Galo. Além disso, empataram em 12 ocasiões. O Verdão marcou 96 gols e sofreu 81.
O equilíbrio é tão grande que nos últimos dez jogos, foram três vitórias palmeirenses, duas atleticanas e cinco empates. No último, em 14 de agosto pelo Brasileirão, o Galo fez 2 a 0, no Mineirão, com dois gols do atacante venezuelano Savarino.
Curiosamente, Abel Ferreira vai empatar com Cuca em número de jogos comandando o Palmeiras no Allianz Parque. O atual comandante atleticano dirigiu o Verdão em 35 jogos na arena. Foram 24 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, ou seja, 74,3% de aproveitamento. Abel tem 34 jogos no Allianz, com 20 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, 64,7%.
Palmeiras x Atlético/MG
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Luiz Adriano e Wesley (Rony). Técnico – Abel Ferreira.
Atlético/MG – Everson; Mariano, Nathan Silva, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Zaracho e Nacho Fernández; Hulk, Diego Costa e Eduardo Vargas. Técnico – Cuca.
Árbitro – Patrício Loustau (ARG)
Local – Allianz Parque, 21h30.