Palmeiras e Atlético/MG se enfrentam hoje, às 21h30, no Allianz Parque, no jogo de volta das quartas de final da Taça Libertadores da América. No duelo de ida, o Galo abriu 2 a 0, com gols de Hulk (de pênalti) e Murilo (contra), mas o alviverde reagiu e empatou na etapa complementar com Murilo e Danilo.
O Palmeiras precisa de uma vitória simples para avançar à semifinal pela quarta vez nas últimas cinco edições do torneio. Vale lembrar que o ganhador enfrentará o vencedor de Estudiantes x Athletico/PR, que jogaram amanhã. Jogo de ida terminou empatado sem gols.
Há expectativa para quebra de recorde de público: a melhor marca é do clássico contra o São Paulo, em julho (41.361). O encontro entre palmeirenses e atleticanos no Brasileirão, em junho, levou 40.235 torcedores ao estádio.
Nos seis primeiros jogos em casa, o time de Abel Ferreira manteve 100% de aproveitamento e fechou a fase com duas marcas: a melhor campanha e o melhor ataque do torneio sul-americano.
Sem perder há 17 partidas na Libertadores, o Verdão está a um jogo de igualar a marca do próprio Atlético/MG, hoje dono da maior sequência de jogos sem perder da história do torneio sul-americano. O time de Abel Ferreira busca também o inédito tricampeonato seguido e a quarta taça geral entre os clubes brasileiros.
O time de Abel Ferreira não perde um jogo de Libertadores desde maio do ano passado, quando foi superado pelo Defensa y Justicia, no Allianz Parque.
Nas oitavas de final, o Verdão eliminou o Cerro Porteño, vencendo por 3 a 0 no Paraguai e goleando por 5 a 0, no Allianz Parque.
O Galo por sua vez, foi o primeiro colocado do Grupo D, com 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota). Marcou 10 gols e sofreu 6. Nas oitavas de final passou pelo Emelec, empatando por 1 a 1, no Equador e vencendo no Mineirão por 1 a 0, gol de Hulk, cobrando pênalti.
A partida tem um sabor de revanche. No ano passado, o Palmeiras eliminou o Atlético-MG na semifinal.
No fim de semana pelo Campeonato Brasileiro, os rivais usaram times alternativos. O Palmeiras venceu o Goiás por 3 a 0, no Allianz Parque, gols de Mayke, Raphael Veiga (de pênalti) e Atuesta. Com isso, abriu seis pontos de vantagem na liderança para o Corinthians (45 x 39), que só empatou com o Avaí por 1 a 1, em Florianópolis.
O Atlético por sua vez, perdeu em pleno Mineirão para o xará Athletico/PR por 3 a 2, de virada, graças a uma grande atuação de Vitor Roque, ex-Cruzeiro. Cuca ainda não acertou o alvinegro, que caiu para a sétima posição, com 32 pontos.
Cuca terá o retorno do volante Allan, que cumpriu suspensão por sua expulsão contra o Emelec no jogo de ida das oitavas de final. O lateral Guilherme Arana, com um desconforto na coxa, é dúvida. Caso seja vetado, Dodô será o titular. O atacante argentino Pavón não está inscrito na Libertadores.
Em 72 jogos disputados entre as equipes, o Palmeiras soma 37 vitórias, contra 21 do Atlético/MG, além de 15 empates. No último encontro no Allianz Parque, válido pelo Brasileirão, os times empataram sem gols.
No outro jogo de hoje das quartas de final da Taça Libertadores, o Talleres recebe o Vélez Sarsfield, às 21h30, no clássico argentino. O Vélez venceu a ida por 3 a 2.
Palmeiras x Atlético/MG
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Danilo, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Flaco López. Técnico – Abel Ferreira.
Atlético/MG – Éverson; Mariano, Nathan Silva (Igor Rabello), Junior Alonso e Guilherme Arana (Dodô); Allan, Jair, Zaracho e Nacho Fernandez; Keno e Hulk. Técnico – Cuca.
Árbitro – Wilmar Roldán (Colômbia)
Local – Allianz Parque, às 21h30.