O Jeep Compass, conhecido historicamente por seu desempenho robusto, mas não exatamente pela eficiência energética, deve passar por uma transformação significativa na próxima geração. O novo modelo, que será lançado primeiro na Europa, promete melhorias aerodinâmicas e avanços importantes na eletrificação, de acordo com informações divulgadas pela Stellantis.
Segundo a fabricante, a terceira geração do Compass será o Jeep mais aerodinâmico já produzido. O modelo terá um coeficiente de arrasto (Cx) inferior a 0,29 — número inferior ao do Compass atual, que gira em torno de 0,35. A melhora nesse índice impacta diretamente na eficiência do veículo, tanto em termos de consumo quanto de desempenho.
Essa evolução foi possível graças a uma série de alterações no design e na estrutura do carro. O novo Compass contará com base inferior completamente plana, o que reduz a turbulência do ar sob o veículo. A parte frontal terá persianas ativas que se fecham automaticamente em altas velocidades quando o sistema de refrigeração não é necessário, o que contribui para a redução do arrasto.

Outros elementos aerodinâmicos foram incorporados, como spoilers, defletores e rodas com novo desenho para favorecer o fluxo de ar. A Stellantis estima que o conjunto de melhorias representa uma redução de até 10% no coeficiente de arrasto do SUV.
Versão elétrica terá até 650 km de autonomia
A nova linha contará com versões totalmente elétricas. A configuração de entrada virá com motor dianteiro de 213 cv e bateria de 74 kWh, com autonomia de até 500 km, segundo o ciclo WLTP. O modelo intermediário terá 234 cv e bateria de 96 kWh, alcançando até 650 km. Já a versão topo de linha contará com tração integral e potência combinada de 375 cv, mantendo a autonomia de 650 km.
Esses números colocam o Compass elétrico em um novo patamar dentro do portfólio da Jeep, voltado à eletrificação com foco em mercados europeus, onde as metas de emissões são mais rígidas.
Lançamento previsto na Europa
O lançamento da nova geração do Compass está previsto para ocorrer inicialmente na Europa, como parte da estratégia da Stellantis de ampliar a oferta de veículos elétricos naquele mercado. Ainda não há confirmação oficial sobre quando as novas versões serão disponibilizadas no Brasil.