Após mais de dois dias de buscas, o menino João Gabriel Ferreira dos Santos, de 5 anos, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (28), em uma propriedade rural de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A criança, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA) e não verbal, estava desaparecida desde a manhã de domingo (26). As circunstâncias da morte serão investigadas pelas autoridades.
O corpo foi localizado em um biodigestor situado em frente à residência da família. Conforme informações repassadas pelas equipes que atuaram na ocorrência, a criança foi encontrada em uma poça formada sobre a lona que cobre a estrutura.
O equipamento é utilizado para o tratamento de resíduos orgânicos e produção de biogás. Segundo o Corpo de Bombeiros, a lona que reveste o biodigestor apresentava danos, o que permitiu o acúmulo de água na parte superior. Embora a área fosse cercada, havia uma abertura no cercamento que pode ter possibilitado o acesso ao local.
Após a localização do menino, a área foi isolada para o trabalho da perícia.
Buscas mobilizaram diversas equipes
O desaparecimento foi comunicado no domingo, depois que João Gabriel saiu para ir ao banheiro, localizado na parte externa da casa. Ao perceberem que a criança não havia retornado, familiares iniciaram buscas nas proximidades e acionaram os órgãos de segurança.
Desde então, uma força-tarefa reuniu equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e voluntários. As buscas também contaram com o apoio de helicóptero, drones com câmera térmica, cães farejadores, scanner aquático e bombeiros que percorreram a área de mata existente na propriedade e em regiões próximas.
Polícia investiga as circunstâncias da morte
A Polícia Civil e a Polícia Científica realizaram os primeiros levantamentos no local onde o corpo foi encontrado. O trabalho pericial deverá apontar como ocorreu a morte da criança e se houve outros fatores relacionados ao caso.
Até a conclusão das investigações, as autoridades não divulgaram novas informações sobre a dinâmica do ocorrido.




