Mães de crianças que aguardam por uma vaga em creche no município de Limeira (SP) têm reclamado de oscilações nas posições da lista.
Acontece que ao observar a lista, disponível no site da Secretaria da Educação, elas viram os nomes subirem de posição e em seguida voltar a descer, com a entrada de outros nomes nas primeiras posições. A Prefeitura de Limeira afirma que a movimentação da lista não prejudica ou privilegia alguma das partes, pois é mantida a ordem em que foi feito o cadastro dos cidadãos.
Segundo o relato de Aline Adriana Andreotti, mãe de uma criança de 3 anos na espera por uma vaga, seu nome chegou à posição 1 da fila de sua região, mas uma outra pessoa apareceu e ela foi colocada no 2º lugar. “Eu tentei uma explicação na Secretaria, mas me disseram que a pessoa não quis no lugar que foi indicado e então ela voltou para a lista no primeiro lugar, o que para mim está errado”, reclamou.
Em nota emitida pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Limeira, a Secretaria da Educação nega que a pessoa tenha recusado a vaga e voltado à lista. “A pasta ressalta que a movimentação no cadastro para preenchimento de vaga em creche é contínua devido a troca de endereço, mandados judiciais e os encaminhamentos que acontecem normalmente”, diz.
Avaliando pontualmente o caso de Aline, a Secretaria afirmou que a mãe “inserida” à frente dela tinha se mudado de endereço e foi incluída naquela região. A pessoa em questão tinha feito a inscrição um dia antes de Aline, por isso entrou como número 1 na lista.
OUTROS CASOS
Aline diz ter visto a oscilação na lista ocorrer uma segunda vez, o que a motivou a fazer uma postagem em uma rede social. A publicação tem levantado diversas reclamações semelhantes de outras famílias.
Segundo o próprio site da Secretaria da Educação, quando um nome é retirado da lista é porque a inscrição da criança já foi encaminhada para a escola e a família deve aguardar uma ligação da creche para fazer a matrícula diretamente na unidade escolar indicada.
Porém, outras mulheres além de Aline reclamam das oscilações ao acompanhar diariamente a lista disponibilizada na Internet. Michele Gomes Machado aguarda uma vaga para a filha de 2 anos. “No começo eu estava em 27º, depois fui para 32º. Agora eu já estava em 2º e passei para 3º”, contou.
De acordo com a Secretaria da Educação, as listas são formadas de acordo com a região onde a criança mora e conforme a data em que a inscrição é feita. Caso uma criança se mude de endereço, ela é transferida de região dentro da lista e a nova posição é definida de acordo com quem fez a inscrição primeiro.
“As posições podem ser alteradas dependendo dos seguintes casos: 1) A criança ser encaminhada; 2) O responsável perder o interesse na vaga por qualquer motivo; 3) O responsável trocar de endereço, migrando para outra região. Os cadastros estão classificados por região, setor e data de inscrição no levantamento de demanda”, informa nota da Prefeitura de Limeira.