Uma mulher, de 40 anos, procurou o Plantão Policial de Limeira (SP) na noite de quinta-feira (16) para relatar ter caído no “golpe do WhatsApp” e perdido sua conta no aplicativo de mensagens para um golpista. O criminoso ligou para dizer que ela tinha ganhado uma promoção no Instagram e a convenceu a fornecer o código de segurança de seu aplicativo.
Segundo a mulher, ela recebeu a ligação na tarde de quinta, em que o golpista falava que para ela receber o prêmio precisaria confirmar o código de seis números que seria enviado por SMS (mensagem de texto) em seu celular.
Na verdade, esses números não estavam relacionados a uma promoção, mas se tratava do código de segurança de seu WhatsApp. Com esse código, o criminoso tem a possibilidade de tomar posse do aplicativo da pessoa, o que é popularmente chamado de “clonagem”.
De acordo com a vítima, ao desligar a ligação ela já notou que seu WhatsApp tinha sido tomado e não tinha mais acesso às conversas. Ela percebeu então que foi vítima de um golpe e procurou a delegacia de Polícia. Até o momento do registro da ocorrência, ela não tinha conhecimento se contatos dela tinham sido vítimas do golpista.