Quando o técnico Lúcio Borges chegou ao Independente ele tinha a seguinte missão: vencer os quatro jogos que restam na Bezinha. Só assim para o Galo se classificar para a segunda fase sem depender de ninguém.
Pois bem, dessas quatro batalhas finais, duas delas já foram vencidas pelo alvinegro. Depois de golear surpreendentemente o Flamengo por 4 a 2, em Guarulhos, o Independente bateu o Batatais por 1 a 0, no Pradão.
Com esse resultado, o Galo assumiu a terceira colocação do Grupo 2, com sete pontos, ultrapassando o São Carlos, que sofreu o empate do Guarulhos aos 49 minutos do 2º tempo (2 x 2) e o Flamengo, que folgou na rodada. Ambos têm seis pontos.
O Independente sabe que dificilmente terminará entre os dois primeiros do grupo, uma vez que o Guarulhos soma 13 pontos e o Batatais 12. Restam mais seis pontos em disputa.
O jeito é brigar por uma das duas vagas de melhor terceiro. Acontece que a Santacruzense já tem 11 pontos no Grupo 1 e o Manthiqueira tem 9 no Grupo 3. Hoje o Galo estaria fora.
O Independente pode chegar aos 13 pontos, se vencer os dois jogos finais, contra Guarulhos, domingo, às 15h, fora de casa e São Carlos, no domingo seguinte, no Pradão.
Se empatar em Guarulhos e vencer o São Carlos, o alvinegro finalizaria com 11 pontos e nesse caso, só uma combinação de resultados para dar a classificação ao time de Vila Esteves. Agora se perder em Guarulhos, o Independente estará eliminado e cumpriria tabela diante do São Carlos.
Contra o Batatais, o Independente fez um grande jogo, mas contou com um herói inimaginável: o goleiro Jonathan. Emprestado pela rival Inter de Limeira, o camisa 1 fez defesas espetaculares e foi eleito por unanimidade o melhor em campo.

Precisando vencer à todo custo, o Independente foi com tudo para cima do Batatais. Aos 12, Cauã Andrade levou perigo ao escorar para fora um cruzamento de Kauã pela direita. Aos 14, o volante Prado finalizou para fora.
O Batatais perdeu o lateral Neto machucado logo aos 19 minutos. Aos 24, Luan recebeu pela meia-esquerda e cruzou fechado para área. O zagueiro Léo Lopes, um dos melhores em campo, furou na pequena área.
O Batatais chegou pela primeira vez apenas aos 24 minutos, quando Jordan bateu cruzado para fora. Aos 33, Luan, de falta, tirou tinta da trave de Pedro.
Aos 37, Jonathan mostrou seu cartão de visita ao torcedor galista ao defender uma bola difícil em seu canto esquerdo. No minuto seguinte foi a vez do zagueiro Vitor Garcia testar o arqueiro galista, que mostrou muita segurança e firmeza na meta. E o Batatais parou em mais uma defesa de Jonathan aos 41 minutos. Foi no chute de Jordan.
O Independente sabia que o empate lhe tirava da competição e tratou de aumentar o poderio ofensivo na etapa complementar. Logo aos 4 minutos, enfim, o grito de gol entalado na garganta do torcedor galista saiu.
Na roubada de bola de Baxola pela esquerda, o improvisado ala-esquerdo (o titular Pedrinho se machucou na semana), que jogou demais, serviu Luan, que exigiu boa defesa de Pedro. No rebote, Cauã Andrade bateu forte e rasteiro, para marcar seu primeiro gol na competição: 1 a 0.

O Batatais só não empatou aos 14 minutos graças a Jonathan. Um milagre do goleiro galista na batida colocada da entrada da área de Adriano.
O Independente tinha um contra-ataque veloz e criou inúmeras oportunidades para ampliar. Aos 12, Pedro espalmou a batida de Luan da entrada da área.
Aos 21 minutos, Lúcio Borges trocou a dupla de ataque, sacando Cauã Andrade e Menezes, que estavam muito bem na partida, para as entradas de Vitinho e João Victor, respectivamente.
Aos 23, outra defesa de Pedro no arremate de Luan da entrada da área, após linda jogada individual de Juan Mosquera. Aos 25, de novo o colombiano partiu em velocidade e assistiu Luan. O chute rasteiro foi defendido com os pés por Pedro. Um verdadeiro milagre no Pradão.
Aos 37, Juan Mosquera partiu em velocidade do campo de defesa, ganhou na corrida do marcador e finalizou na trave direita de Pedro. O colombiano segue sem balançar a rede pelo Galo.
O Independente teve um gol anulado aos 42 minutos, quando o volante Araújo recebeu na esquerda de Juan Mosquera e cruzou para o gol de Vitinho. O experiente assistente Risser Jarussi Corrêa apontou o impedimento.
Aos 44, Juan Mosquera desceu pela direita e mandou forte para o gol. A bola raspou o travessão. Que sina do camisa 9.
Os minutos finais foram dramáticos. O receio de sofrer o gol de empate estava estampado no rosto dos galistas e dos profissionais de imprensa. O jeito foi se fechar com a entrada de mais dois zagueiros: Matheus Oliveira e Yuri nas vagas de Baxola e Luan.
Com o apito final, os jogadores do Independente desabaram no gramado, exaustos pela vitória conquistada diante de uma equipe que iniciou a rodada dividindo a liderança com o Guarulhos. E que a derrotou no primeiro turno por 1 a 0. Que venha agora o Guarulhos.
Situação
Resultados da 8ª rodada: São Carlos 2 x 2 Guarulhos, Ecua 1 x 0 União Mogi, Manthiqueira 1 x 0 Mauaense, Tupã 1 x 2 Assisense, Santacruzense 4 x 1 Olímpia e Independente 1 x 0 Batatais.
Na classificação: Grupo 1: 1) Tanabi 15, 2) Assisense 12, 3) Santacruzense 11, 4) Tupã 7 e 5) Olímpia 1. Grupo 2: 1) Guarulhos 13, 2) Batatais 12, 3) Independente 7, 4) Flamengo e São Carlos 6. Grupo 3: 1) Ecus 12, 2) Mauá 11, 3) Manthiqueira 9, 4) Mauaense 8 e 5) União Mogi 3.
A 9ª rodada começará na sexta-feira, às 19h30 – Assisense x Tanabi. No sábado, às 15h – Mauaense x Ecus e União Mogi x Mauá. No domingo, às 10h – Batatais x Flamengo e às 15h – Guarulhos x Independente.
Independente 1 x 0 Batatais
Gol – Cauã Andrade aos 4 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Pradão
Árbitro – Gabriel Henrique Meira Bispo
Público – 279 pagantes
Renda – R$ 3.080,00
Independente – Jonathan; Kauã, Hilário, Léo Lopes e Baxola (Matheus Oliveira); Eduardo Processo, Prado (Araújo) e Luan (Yuri); Cauã Andrade (Vitinho), Juan Mosquera e Menezes (João Victor). Técnico – Lúcio Borges.
Batatais – Pedro; Luan Mendes, Felipe Gabriel (Miguel), Victor Garcia e Neto (Adriano); Breno Martins (Gabriel), Maycon e Jordan; Bruno Calegari (Cleber), Biel (Davi) e Formiga. Técnico – Mister João Carlos.
Ocorrências – cartão vermelho para Geovane (IND – estava no banco) e amarelos para Matheus Oliveira (IND), Vitor Garcia, Miguel, Maycon e Bruno Calegari (BATA)