Fazia tempo que o Independente não passava por tantas adversidades em uma só partida como no sábado à tarde, justo na abertura da segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
Contra o Mauaense, o Galo perdeu pênalti e teve dois jogadores expulsos. Mesmo assim, arrancou um empate, resultado que acabou não sendo tão ruim, mas que interrompe a sequência de quatro vitória seguidas. O time visitante teve uma enorme oportunidade de sair de Limeira com três pontos na bagagem.
Para começar, o Independente sentiu demais a falta de Juan Mosquera. Suspenso, o colombiano desfalcou a equipe. O Galo perdeu seu brigador no ataque, o chamado ponto de referência. Sem ele, o ataque parecia comum, longe da empolgação que teve nas partida anteriores. Vitinho, o escolhido para a vaga, teve uma atuação discreta.

Já o Mauaense mostrou muito entrosamento e um toque de bola que dava gosto de ver. É um time que agradou demais. Com certeza vai disputar com o Galo a segunda vaga do grupo, isso porque o Tanabi bateu o Assisense, em Assis, por 2 a 0. Foi sua oitava vitória em nove jogos.
O Independente até começou bem. Aos 6, o volante Prado recebeu de Vitinho e finalizou a esquerda de Diego. Aos 11, na falta cobrada por Luan, bom cabeceio de Cauã Andrade, que raspou o travessão do time de Mauá.
A história do jogo poderia ter sido outra. Aos 22 minutos, Cauã Andrade deu ótimo passe para Vitinho. O atacante driblou o goleiro e acabou derrubado na área. Pênalti bem marcado por Márcio Mattos dos Santos. Luan foi para a cobrança e Diego acertou o canto direito, evitando a abertura do placar.
Mas o Galo não sentiu o desperdício e continuou em busca do gol. Aos 29, Diego espalmou o chute de Luan. Aos 37, novamente Luan teve a chance de marcar, mas a bola insistia em não entrar.
O Mauaense tinha o domínio territorial e mais posse de bola, mas Jonathan era um mero espectador. A única oportunidade real de gol do time visitante foi aos 28 minutos, quando Darlyson cobrou uma falta pela direita e o centroavante Wesley cabeceou com extremo perigo.
A situação galista começou a se complicar aos 46 minutos. Na única falha do zagueiro Léo Lopes, o goleiro Jonathan saiu mal do gol e precisou colocar a mão na bola quase na intermediária. Cartão vermelho direto para o camisa 1. Imediatamente, Lúcio Borges sacou o atacante Menezes, que não estava bem no jogo, para a entrada do goleiro reserva Leonardo.
O Independente tem o DNA de time guerreiro desde a chegada de Lúcio Borges. E provou isso na partida. Voltou para o segundo tempo bem melhor e foi recompensado com o gol. Logo no primeiro minuto, quase Vitinho marca. Aos 2 não teve jeito. Escanteio cobrado por Baxola pela direita e gol de cabeça do zagueiro Gabriel Hilário: 1 a 0. Foi o terceiro gol de cabeça do xerife artilheiro.
Vendo o crescimento do Mauaense na partida, Borges mexeu na equipe aos 14 minutos, sacando Luan e Vitinho para as entradas de Araújo e Danilinho. Ou seja, reforçou a marcação do meio de campo e deixou apenas Danilinho na frente.
O Mauaense encurralou o Independente até chegar a igualdade com Bruno aos 30 minutos. E olha que o goleiro Leonardo salvou no primeiro momento a batida de Cleber, mas deu rebote.
O jogo ficou extremamente perigoso para o Independente. Aos 43, Baxola foi desarmado na esquerda e Bruno quase marcou seu segundo gol na partida. No minuto seguinte, defesa milagrosa do goleiro galista Leonardo.
Para piorar a situação, aos 47 minutos, o volante Araújo, que já tinha sido advertido com o cartão amarelo anteriormente, recebeu em completo impedimento no ataque. Irritado com a marcação do auxiliar, chutou a bola longe e acabou expulso.
Com nove em campo, o Independente se fechou na defesa. Foi um Deus nos acuda nos acréscimos. Com o apito final, os jogadores galistas desabaram exaustos no gramado. Final 1 a 1.
O Independente volta a campo no sábado, às 15h, em Tanabi. Pelo mesmo grupo, o Mauaense receberá o Assisense. No outro grupo: Mauá 1 x 2 Guarulhos e Batatais 3 x 1 Ecus Suzano.
Independente 1 x 1 Mauaense
Gols – Gabriel Hilário aos 2 minutos do 2º tempo (IND) e Bruno aos 30 minutos do 2º tempo (MAUA)
Local – Estádio Comendador Agostinho Prada
Data – 28/06/2025
Árbitro – Márcio Mattos dos Santos
Independente – Jonathan; Matheus Oliveira (Matheus Arjona, Léo Lopes, Gabriel Hilário e Baxola; Eduardo Processo, Prado e Luan (Araújo); Cauã Andrade (João Victor), Vitinho (Danilinho) e Menezes (Leonardo). Técnico – Lúcio Borges.
Mauaense – Diego; André, Murilo, DG e Enzo (Nicolas); Araújo, Kaique (Breno) e Darlyson (Davi Moraes); John (Bruno), Wesley (Cleber) e Lucas Andrey. Técnico – Fredson de Freitas.
Ocorrências – cartões vermelhos para Jonathan e Araújo (IN) e amarelos para Murilo e Kaique (MAUA).