O Independente foi representado por Mário César Rodrigues, o Marinho, presidente do Conselho Deliberativo, na reunião do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, na sede da entidade em São Paulo.
Neste encontro de ideias como foi chamado, os presidentes deram algumas sugestões sobre as diretrizes e detalhes da competição de 2024.
Além do Galo, foram representados: Barretos e Audax (rebaixados da Série A-3), Francana, Joseense, Penapolense, Taquaritinga, XV de Jaú, Ska Brasil, Grêmio São-Carlense, Jabaquara, Nacional, Rio Branco, União Barbarense e Vocem. O único ausente foi o América de São José do Rio Preto.
A competição vai se chamar Série A-4 e começará no dia 27 de janeiro. O regulamento será o mesmo das Séries A-2 e A-3. Ou seja, os times jogariam entre si em turno único e avançariam os oito primeiros colocados, formando dois grupos de quatro na segunda fase.
Apenas os finalistas subirão. Os dois últimos colocados na primeira fase serão rebaixados para a Bezinha, divisão criada para aqueles que não chegaram a terceira fase da Segundona deste ano.
O Conselho Técnico será realizado em outubro. Nele, será definido o número de jogadores acima de 23 anos que poderão ser utilizados na súmula de jogo. As opções são: três, cinco ou liberar geral, como na A-2 e na A-3.
Muito provavelmente, esta competição garantirá vagas para a Copa Paulista, como esperam os presidentes.