O Independente é um time rápido. Já mostrou essa característica na estreia do Campeonato Paulista da Série A-4. Apesar da derrota para o Nacional por 2 a 0, em pleno Pradão, e a falta de gols, os homens de frente deixaram uma boa impressão e criaram oportunidades, como uma penalidade máxima desperdiçada por Soldado.
Hoje, o teste é fora de casa, contra o Barretos, às 20h, no Estádio Fortaleza. Ou seja, o Independente jogará no contra-ataque. É nisso que o técnico Petterson Martins aposta.
Além de Guerron e Israel, que são velocistas por natureza, o Independente terá hoje a estreia do sul-africano Ty Sandows, que teve sua documentação regularizada. O jogador passou pelo Grêmio e pelo Figueirense e pode ser um quarto homem do meio de campo ao lado de Thales.
O técnico galista deve mexer na sua equipe. Recém-contratado junto ao São Bernardo, o lateral-esquerdo Arthur deve entrar no lugar de Ryan Souza. Na defesa, Índio, outro que vem do Bernô, pode estrear, passando Guilherme Prates para o meio de campo. Nesse caso, um dos volantes perderia o lugar no time, Henrique ou Luiz Henrique.
No ataque, Guerron deve perder o lugar para Ty Sandows. Se Petterson quiser um time ainda mais rápido, poderia manter Guerron e sacrificar o centroavante Soldado. O mistério será desvendado apenas uma hora antes do jogo.
Um tabu entrará em jogo. O Independente não perde para o Barretos há 22 anos. A última derrota do Independente aconteceu em 23/06/2002, em Barretos. O time da casa venceu por 3 a 2. De lá pra cá foram cinco confrontos, sendo um em Limeira e outros quatro em Barretos.
Nas últimas quatro vezes que jogo em Barretos, o Independente fez 3 x 1 em 03/04/05, 3 x 2 em 05/12/12, 2 x 2 em 13/03/13 e 2 x 0 em 27/02/16.
Segundo o historiador Kina Mercuri, Independente e Barretos já se enfrentaram 33 vezes, com dez vitórias do Galo e onze do Touro. Tivemos ainda doze empates. O Independente marcou 41 gols e sofreu 45.
Em Barretos foram 17 jogos, com seis vitórias barretenses, quatro dos galistas e seis empates. O Independente marcou 19 gols e sofreu 25.
O Estádio Fortaleza trás boas recordações para o Independente.
Em 1999, o Galo conquistou o acesso e o título da Série B1-A em Barretos. O jogo terminou empatado por 1 a 1 e o gol da conquista foi do lateral-esquerdo Lico, em cobrança de falta.
O Barretos estreou com vitória na Série A-4. Jogando no Estádio Espanha, em Santos, derrotou o Jabaquara por 1 a 0, gol do zagueiro Edilson Fernando, de cabeça, aos 21 minutos do 2º tempo.
O técnico Gustavo Marciano não poderá contar exatamente com Edilson Fernando, que foi expulso logo após abrir o placar. O substituto será Wellington Ferreira.
Situação
A 2ª rodada da Série A-4 terá início hoje, às 20h – Barretos x Independente. Amanhã, 15h – Taquaritinga x SKA Brasil, Nacional x Penapolense, Rio Branco x Vocem e União Barbarense x XV de Jaú; 16h – Audax x Joseense e 19h – São-Carlense x América. No domingo, às 10h30 – Francana x Jabaquara.
Resultados da 1ª rodada, onde só o XV de Jaú venceu como mandante: América 0 x 0 União Barbarense, SKA Brasil 1 x 2 Audax, Jabaquara 0 x 1 Barretos, Penapolense 0 x 1 Rio Branco, Independente 0 x 2 Nacional, XV de Jaú 1 x 0 Francana, Vocem 1 x 2 Taquaritinga e Joseense 0 x 1 São-Carlense.
Barretos x Independente
Independente – Matheus; Carlinhos, Índio, Kleberson e Arthur; Guilherme Prates, Henrique (Luiz Henrique), Ty Sandows e Thales; Israel e Soldado (Guerron). Técnico – Petterson Martins.
Barretos – Wiliam Galizio; Matheus Oliveira, Kaio dos Santos, Wellington Ferreira e Dener Anunciato; Léo Alves, Alex Girolli, Kauan Cordeiro e Japinha; David José e Fuzil. Técnico – Gustavo Marciano.
Árbitro – Paulo Sérgio dos Santos.
Local – Estádio Fortaleza, em Barretos, às 20h.