O Governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (10) a abertura de editais para a contratação de 5,6 novos policiais militares. As vagas são para o cargo de Soldado PM 2ª Classe (5.400 vagas) e para alunos-oficiais (200 vagas). A medida tem como objetivo reestabelecer o efetivo da polícia e aumentar o policiamento ostensivo, trazendo mais segurança para a população paulista.
O governador Tarcísio de Freitas enfatizou a importância da medida para trazer a segurança de volta para as cidades e devolvê-las para as pessoas. Além disso, ele também mencionou a revitalização de logradouros públicos e um programa de incentivo a Parcerias Público-Privadas (PPPs) de iluminação pública, que estão diretamente relacionados à segurança.
As próximas etapas incluem a abertura do edital para a realização da prova, a seleção dos candidatos, nomeações e posse. Após todas as fases concluídas, os aprovados iniciarão o curso de formação.
Para a Polícia Militar, já estão em andamento dois editais para a contratação de outros 5,4 mil soldados de 2ª classe, cujas etapas serão concluídas até dezembro deste ano. Além disso, mais de 1,7 mil policiais militares estão em formação nas Academias, sendo que destes 1.047 são soldados e 735 alunos-oficiais.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou que a medida é um importante avanço no enfrentamento à defasagem policial e que faz parte do compromisso do governo em devolver a segurança para a população paulista.
Com a abertura dos editais, há uma grande oportunidade para aqueles que desejam seguir carreira na área de segurança pública. A iniciativa também contribui para o aumento do efetivo da polícia, trazendo mais segurança para a população e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos paulistas.