Golpe do McDonald’s se espalha rapidamente pelo Whatsapp

Uma falsa promoção que vem circulando pelo Whatsapp, promete um cupom de R$ 70 na rede de fast-food McDonald’s. Em menos de 24 horas, o golpe já teria afetado mais de 100 mil pessoas.
A mensagem está se espalhando rapidamente, pois quem recebe o suposto cupom, para validá-lo precisa compartilhar o link do anúncio com outros dez contatos pelo aplicativo.

Após compartilhar com seus amigos, a vítima é induzida a fazer um cadastro em um site malicioso. Nesta URL são efetuadas cobranças indevidas ou o usuário é induzindo a fazer o download de apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixar o aparelho vulnerável a outros tipos de invasão.

Os golpistas utilizam de um material que segue fielmente a identidade visual do McDonald’s, o que leva muitas pessoas a acreditarem que estão realmente participando de uma promoção da empresa.
Até agora alguns domínios maliciosos foram identificados. Duas das URLs falsas seriam htttp://mcdonaids.site/promo e htttp://mcdonaids.site, ambas escritas com “i” no lugar do “l” no nome da rede de lanchonetes.
Por meio de sua página no Facebook, o McDonald’s confirmou que a promoção é falsa.

Para evitar cai em golpes como esse, o usuário deve sempre pesquisar as páginas e sites oficias das empresas envolvidas.

Compartilhe!