A arrogância da falsa sabedoria é algo comum hoje em dia. Quanta gente arrogante que acha que compreende tudo, que domina todas as informações, que é mais entendido que profissionais, pessoas que usam do senso comum e da internet como forma de emitir opiniões cheias de certezas, de tomar decisões, daquelas decisões estúpidas que, dificilmente terão bons resultados e que demandarão muita ‘dor de cabeça’ para resolver o problema criado pela decisão estúpida tomada. Vemos pessoas aconselhando outras sobre temas sérios como saúde, saúde mental, direito, mecânica, construção civil, contabilidade com base em seus ‘achismos’ e sua ignorância. Além de irresponsável, tal ação é inconsequente e certamente trará ao aconselhado mais problemas a resolver do que antes este já possuía.
Fuja de pessoas arrogantes, de pessoas que entendem de medicina, psicologia, direito, fisioterapia, agronomia, consertos em geral. Essas pessoas são fonte infinita de problemas.
Precisamos compreender nossa área de conhecimento e de domínio e respeitarmos os limites de nossa ignorância.
A falta de atenção e respeito à esta realidade é algo absurdo e deflagra como ‘involuímos’. Antes das pessoas usarem o acesso à internet como ‘formação acadêmica’ muita gente buscava ajuda real e com o profissional correto, conseguindo obter bons resultados… muita gente buscava conhecimento e aprendizado real e conseguia se especializar melhor.
Reconheçamos até onde vai nosso conhecimento, nossas certezas e busquemos ajuda correta, nos lugares corretos, com os profissionais corretos.
Fuja dos sabe-tudo, daqueles que erguem a voz numa arrogância ignorante e pequena e aparecem com certezas vãs infinitas, falando bobagens memoráveis e causando um rastro de problemas por onde passam. São as pessoas bomba-relógio! Escutamos as asneiras proferidas e pensamos: não é possível que a pessoa tenha pensado isso mesmo, mas sim, ela pensou, pois é arrogante, pois é ignorante, pois é egoísta, pois é inconsequente. Sabe a pessoa que define qual é a alimentação saudável e adequada baseado no ‘achômetro’ do que pode e o que não pode em uma dieta saudável e adequada? São pessoas assim, só que para todas as coisas. Pessoas que acham que o advogado não sabe de nada, que o médico pede muito exame, que o psicólogo demora muito para ajudar as mudanças ocorrerem e assim por diante.
São pessoas persuasivas por falarem demais, alto demais, ‘palestrando’ sobre tudo, cheias de certezas e sabedoria. Fuja! Fuja e fuja. Você vai acabar aderindo e concordando com o que esta pessoa diz/manda (assim ela para de palestrar e também porque ela faz de sua vida um inferno se contrariada) e depois terá de arcar com infinitos problemas, sozinho, pois a ‘sabe-tudo’ sabe de nada…
“O homem que sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto da perfeição.” Johann Goethe