Em outubro BRK fez a lavagem preventiva de 28 quilômetros da rede de esgoto de Limeira

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira (SP), realizou no mês de outubro a lavagem preventiva de 28,4 quilômetros de redes coletoras de esgoto do município. Com o trabalho, foram registrados apenas 22 entupimentos de redes no mês. E com o objetivo de intensificar ainda mais esse trabalho na cidade, a concessionária adquiriu mais um caminhão hidrojato, utilizado na realização dos serviços preventivos de lavagem e desentupimento em toda a malha de rede de esgoto.

“A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Limeira.

“O trabalho preventivo é importante principalmente no período que antecede a época de chuvas, que é quando as ocorrências de entupimento das redes de esgoto tendem a aumentar devido ao aumento do volume nas redes”, destaca. Com a aquisição do novo caminhão hidrojato passamos de uma média mensal de lavagem preventiva de 6 quilômetros para 26 quilômetros em setembro e 28 em outubro.

Lixo na rede de esgoto

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes. De janeiro a outubro, 79,2 quilômetros de redes passaram por lavagem e foi registrada uma média de 30 entupimentos por mês.

O trabalho continua na cidade e a expectativa é que durante o mês de novembro mais 20 quilômetros de redes passem pelo processo de limpeza preventiva. “A meta é que até o final do ano sejam lavados preventivamente 130 quilômetros de redes de esgoto”, complementa o diretor.

“A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Limeira é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais”.

Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados, dentro das tubulações, materiais estranhos tais como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos, etc) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos, etc.) que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente óleo e gordura.

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e de estações tratamento de esgoto (ETEs) da cidade. “Nos últimos cinco anos, foram coletados em média 420 toneladas de lixo por ano. É uma média de 37 toneladas por mês recolhidos ao realizar a limpeza”, explica Fernando.

Atendimento 24h

A BRK Ambiental Limeira mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24hs/dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

– via call-center (0800-771-0001);

– site www.brkambiental.com.br

– Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

Compartilhe!