Um novo golpe começou a se propagar via WhatsApp. Dessa vez, estão utilizando falsos cupons de desconto na rede de lanchonetes Burger King para atrair vítimas. A campanha oferece um cupom no valor de R$ 50, mas seu objetivo é inscrever a pessoa em diferentes serviços de mensagens pagas.

O esquema é semelhante a outros que já circularam pelo aplicativo. O usuário é induzido a clicar em um link, que se parece com a URL verdadeira do Burger King, e é direcionado a um site falso, onde a vítima é induzida a fazer o download de aplicativos maliciosos.

A mensagem possui o seguinte conteúdo: ‘O burger king está com um cupom de 50 reais, corre no site que vai acabar rápido’. E vem acompanhada de um link.

 

>>>VEJA TAMBÉM Falsa mensagem da Caixa Econômica sobre FGTS circula no WhatsApp e coloca milhares de usuários em risco

 

Para ajudar os usuários a não caírem em golpes como este, listamos algumas dicas de como evitá-los:

– Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de SMS, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens ou redes sociais.

– Nunca forneça informações pessoais se a fonte não é confiável.

– Não instale aplicações de sites e lojas de aplicativos não oficiais.

– Não compartilhe mensagens suspeitas ou que pareçam não vir de uma fonte confiável.

– Use uma solução de segurança que bloqueie aplicações maliciosas ou sites fraudulentos.

E uma última dica importante é sempre dar preferencia para sites que utilizam ‘HTTPS’. O uso desse protocolo é, por exemplo, um dos mecanismos úteis para fortalecer a segurança da transferência de dados entre a internet e o navegador. Como é caso do Rápido no Ar.

Para saber se o site é seguro, quando o acessá-lo, basta olhar se antes do endereço aparece o https:// e um cadeado fechado, na cor verde. Exemplo: https://www.rapidonoar.com.br .
Sites que não utilizam protocolo de segurança e utilizam apenas ‘http://’ sem o S no final, tem o cadeado irá aparecer vermelho e aberto, podendo trazer risco ao usuário.

Compartilhe!