Corinthians e Santos voltam a se enfrentar hoje, às 19h, na Néo Química Arena, agora pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. No meio de semana, o clássico valeu pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil e o Timão goleou por 4 a 0.
Vítor Pereira não se cansa de dizer que o Corinthians necessita demais de seus meninos para somar pontos e vitórias na temporada. E um deles caiu demais na graça do treinador português: Gustavo Mantuan.
Quebrando o galho na lateral-direita ou aparecendo na frente como atacante, sua posição original, o jovem de 21 anos virou peça vital no time e espera continuar dando conta do recado. Cada vez mais elogiados, os jovens estão em alta no time.
Além de Mantuan, Piton sempre entra bem na esquerda, Raul Gustavo se redimiu do erro contra o Atlético-PR – pênalti infantil – após duas atuações seguras seguidas, Du Queiroz se firma como primeiro volante e Adson também aparece cada vez mais.
Vítor Pereira assumiu o lugar de Sylvinho e o Corinthians não perdeu mais em casa. Na arena, são 13 jogos, com nove vitórias e quatro empates. O ataque alvinegro marcou 25 gols e a defesa sofreu apenas quatro.
De olho no Boca Juniors, o Timão pode entrar em campo com um time alternativo. Gil, João Victor, Lucas Piton, Giuliano, William e Roger Guedes devem ficar de fora. O uruguaio Bruno Mendez, que retornou de empréstimo do Internacional/RS, deve fica à disposição.
Nos bastidores, o Corinthians não poderá contar com o volante Cantillo para o duelo contra o Boca Juniors, terça-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, na Neo Química Arena. O colombiano recebeu punição de dois jogos do Comitê Disciplinar da Conmebol pela expulsão contra o próprio Boca, na fase de grupo da competição continental.
O Corinthians pode acertar a contratação do volante chileno Erick Pulgar, de 28 anos, que tem contrato com a Fiorentina até junho de 2023. O jogador, que passou por Antofagasta, Universidad Católica e Bologna, é constantemente convocado para a seleção de seu país. São 40 jogos e quatro gols pelo Chile.
Mudanças
Por outro lado, depois da péssima atuação na Copa do Brasil, o técnico Fabián Bustos usa boas atuações do time como lição para reencontro com o Corinthians. “Temos que mudar a atitude e fazer o que fizemos contra Palmeiras, Inter e Atlético-MG. Essa é a nossa equipe. Não a equipe de quarta-feira, que foi uma vergonha”, disse o treinador santista, que vai ter de cumprir suspensão por ter sido expulso contra o Red Bull Bragantino.
Sem poder contar com o goleiro João Paulo e com o meia Vinícius Zanocelo, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Bustos fará várias alterações na equipe para o novo clássico. “Fora João Paulo e Marcos Leonardo, eu tinha que tirar todos. Não gosto de falar mal de jogador, mas todos deveriam sair se não fossem esses dois. E dos outros nove, o melhor foi Lucas Braga”, afirmou o técnico argentino.
Deixam o time titular além dos suspensos, Kayky, Lucas Pires, Sandry e Jhojan Julio. Os substitutos serão Emiliano Velázquez, Felipe Jonatan, Camacho e Ângelo.
Bustos busca uma reação da equipe para resgatar a confiança para o primeiro duelo com o Deportivo Táchira, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, previsto para a próxima quarta-feira, na Venezuela.
O presidente Andres Rueda foi até o CT Rei Pelé para exigir explicações e reação da equipe após a goleada, por 4 a 0 para o Corinthians. Os jogadores não foram os únicos a tomarem bronca. Bustos, que externou toda a sua insatisfação com o desempenho do time na partida, e o executivo de futebol, Edu Dracena, também receberam críticas do dirigente.
Com 18 pontos, o Peixe inicia a rodada na oitava colocação, com a mesma pontuação de Fluminense, Botafogo, Red Bull Bragantino e São Paulo. Apenas quatro pontos separam o time da zona de rebaixamento.
Corinthians x Santos
Corinthians – Cássio; Rafael Ramos, Robson Bambu, Raul Gustavo e Fábio Santos; Cantillo, Xavier, Roni e Renato Augusto; Adson e Gustavo Mantuan (Júnior Moraes). Técnico – Vítor Pereira.
Santos – John; Auro, Emiliano Velázquez, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Camacho e Lucas Braga; Ângelo, Léo Baptistão e Marcos Leonardo. Técnico – Fábian Bustos.
Árbitro – Flávio Rodrigues de Souza (FIFA)
Local – Néo Química Arena, às 19h.