A Comissão de Educação da Câmara de Limeira decidiu nesta quarta-feira (2) encaminhar um ofício à Prefeitura com questionamentos sobre o quadro de monitores da rede municipal de ensino. O principal objetivo é entender se há déficit de funcionários e como estão sendo atendidas as demandas da educação especial.
A decisão foi motivada por um relatório técnico elaborado após visita dos vereadores à Emeief Maria Aparecida Della Coletta Sillmann, no dia 25 de junho. O documento destacou problemas que, segundo o colegiado, se repetem em outras escolas da cidade, como falta de pessoal, número alto de afastamentos, falhas na substituição de professores e transporte escolar deficiente para alunos em tempo integral.
Comissão quer números atualizados sobre os monitores
O ofício pedirá, entre outros pontos:
-
Total de monitores atuando como acompanhantes de alunos com deficiência por ordem judicial;
-
Número de faltas e afastamentos registrados desde janeiro de 2025;
-
Quantidade de monitores por escola, vínculo empregatício (efetivo ou contratado) e data de contratação.
Ainda nesta semana, os vereadores também definiram quem representará a Comissão de Educação no Fórum Municipal de Educação (FME), responsável por monitorar o Plano Municipal de Educação (PME). A presidente Mariana Calsa (MDB), o vice Nilton Santos (Republicanos) e o secretário Waguinho da Santa Luzia (PP) foram designados como membros.