Unir as forças para combater crimes em áreas de maior incidência e traçar estratégias conjuntas para otimizar as operações de segurança, foi o principal objetivo da reunião realizada nesta terça-feira (24), entre os comandos da 1ª Companhia da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal GCM) de Piracicaba (SP).
Durante a reunião, os respectivos comandantes, capitão/PM Fábio e subinspetor Rodrigues, discutiram os planos para a intensificação do patrulhamento em áreas de maior incidência criminal, o intercâmbio de informações de inteligência e a realização de ações conjuntas.
Inicialmente, de acordo com eles, as operações serão intensificadas no bairro rural de Anhumas e no perímetro urbano pelo bairro Castelinho visando, especificamente, a inibição de furtos e o combate ao tráfico de drogas nessas regiões.
A iniciativa busca aprimorar a capacidade de resposta a ocorrências, aumentar a ostensividade e, consequentemente, elevar a sensação de segurança da população.
Ambos os comandantes ressaltaram a importância da integração entre as forças de segurança para um combate mais eficaz à criminalidade. As ações e estratégias definidas no encontro serão implementadas nas próximas semanas, com o compromisso de trazer resultados positivos para a segurança da cidade.
O subinspetor Rodrigues disse que existe um compromisso na gestão do prefeito Hélio Zanatta, e também do Comando da Guarda, para que as forças de segurança continuem integradas. “Precisamos do apoio da Polícia Militar, tanto quanto a Polícia Militar também precisa do nosso apoio em várias ocorrências, o que ocorre com a Polícia Civil. Todas as forças de segurança no município estão integradas, principalmente na área rural onde a atenção da segurança demora-se a chegar e tem uma dificuldade para se conhecer as localidades e também fazer as autuações”, observa.
“A Guarda também vem fazendo um excelente trabalho com várias ocorrências na área rural, sendo a última bastante significante que foi a apreensão das drogas no bairro Moquen, de quase 700 quilos de drogas, além de quatro presos. Nesse primeiro semestre também tivemos várias máquinas agrícolas recuperadas, produtos de furto e roubo na área rural, então nós estamos intensificando e com a ajuda da Polícia Militar nós vamos intensificar ainda mais para o sucesso das operações. Agradeço, estimo e considero as boas-vindas ao capitão Fábio”, acrescentou.