Com um time completamente reserva, porém de respeito, o São Paulo estreia hoje na Copa Sul-Americana. O Tricolor enfrenta o Ayacucho, às 21h30, no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, no Peru, cidade localizada a 2.740 metros acima do mar. A partida terá transmissão exclusiva através da Conmebol TV.
Depois de sofrer uma goleada acachapante para o Palmeiras por 4 a 0, domingo no Allianz Parque, e perder o título do Paulistão, Rogério Ceni optou por priorizar a estreia do Brasileirão. No domingo, às 19h, o Tricolor recebe o Athletico/PR, no Morumbi.
A maior preocupação é preservar o elenco após a sequência desgastante da reta final do Paulistão. Ceni quer dar um descanso para os atletas que vinham atuando como titulares e dar oportunidade para outros menos utilizados.
Miranda, Colorado, Nikão, Patrick e Rigoni estão confirmados. O meia Gabriel Sara ainda se recupera de uma entorse no tornozelo direito.
O volante Rodrigo Nestor não participou do último treino em razão de uma entorse no tornozelo esquerdo. O clube não divulgou o tempo de recuperação.
A viagem para Cusco será realizada horas antes do confronto, estratégia adotada pelo clube para reduzir o desgaste dos atletas diante da altitude da cidade.
Rogério Ceni relacionou dois novatos para a estreia. O goleiro Young e o zagueiro Luizão, ambos do Sub-20, entraram na lista pela primeira vez. Eles foram titulares durante a disputa da Copa São Paulo de Juniores, torneio em que o Tricolor foi eliminado nas semifinais. Luizão sofreu uma lesão na face nas oitavas de final contra o Vasco.
O Ayacucho disputa pela quarta vez a Copa Sul-Americana e se classificou após eliminar o Sport Boys, ao vencer em casa por 2 a 0 e perder como visitante por 3 a 2. As outras edições foram em 2012, 2013 e 2014.
No ano passado, o time peruano encarou o Grêmio pela Taça Libertadores da América e o placar agregado foi de 8 a 2 para os brasileiros. Os gaúchos venceram fora de casa por 2 a 1 e em sua arena por 6 a 1.
No Campeonato Peruano, o Ayacucho vem de vitória sobre o UTC Cajamarca por 3 a 2, pela 8ª rodada, e ocupa apenas a 10ª colocação, com 10 pontos (três vitórias, um empate e quatro derrotas). Detalhe: o adversário do São Paulo é considerado violento e teve cinco jogadores expulsos na competição.
Demais jogos de hoje pela 1ª rodada da Copa Sul-Americana: Grupo A, às 21h30 – Metropolitanos/VEN x Lanús/ARG e Barcelona/EQU x Montevideo Wanderers/URU; Grupo B, às 19h15 – Cuaibá x Melgar/PER e River Plate/URU x Racing/ARG e Grupo E, às 21h30 – Guaireña/PAR x Independiente Medellín/COL.
Ayacucho x São Paulo
Ayacucho – Espinoza; Magallanes, Salazar e Quina; Chávez, Ardiles, Barrios e Mendieta; Techera, Morales e Royón. Técnico – Alejandro Apud.
São Paulo: Tiago Volpi, Igor Vinícius, Miranda, Arboleda e Reinaldo; Luan, Andrés Colorado, Patrick e Nikão; Rigoni e Luciano. Técnico – Rogério Ceni.
Árbitro – Augusto Aragon (Equador)
Local – Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, no Peru, às 21h30.