Ainda sem treinador desde a demissão de Lisca Doido e com a negativa der Marcelo Bielsa, o Santos tenta focar no Athletico/PR, seu adversário de hoje, às 21h, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Brasileirão.
A principal novidade santista deverá ser o meia Luan, ex-Corinthians. O camisa 20 foi anunciado pelo Peixe em 5 de agosto e desde então, entrou em campo em apenas três oportunidades, todas vindo do banco de reservas.
O mais preocupante é que o técnico interino Orlando Ribeiro comandou um jogo-treino contra o Sub-20 do Peixe, que atualmente disputa o Campeonato Paulista, e perdeu por 2 a 1.
Além de Luan, o lateral-direito Nathan e o meia uruguaio Carlos Sanchez devem ganhar uma oportunidade. Madson, Lucas Barbosa e Lucas Braga devem perder espaço.
Os desfalques serão o volante Rodrigo Fernández, que ainda se recupera de uma lesão na coxa direita e o meia-atacante Soteldo, que está servindo a seleção venezuelana.
O Peixe tem o pior aproveitamento como mandante desde o Campeonato Brasileiro de 2009. Em 2022, o Santos disputou 13 jogos como mandante. São seis vitórias, quatro empates e três derrotas. Um aproveitamento de 56,4%.
O Athletico terá quatro importantes desfalques. Na defesa, o lateral-esquerdo Abner Vinícius sofreu uma torção no tornozelo e está vetado. Seu substituto seria Pedrinho, mas o jogador recebeu o terceiro cartão amarelo no empate com o Cuiabá por 2 a 2, na Arena da Baixada. O zagueiro Pedro Henrique também está vetado. Já no ataque, Agustín Cannobio foi convocado pela seleção do Uruguai, que enfrenta amistosamente o Canadá.
Em sexto lugar, o Furacão soma 44 pontos, 10 a mais do que o Santos. Após ser derrotado no clássico contra o Palmeiras por 1 a 0, o alvinegro busca a vitória em casa para se reaproximar do G6. A equipe não vence há quatro rodadas no Brasileirão.
No primeiro turno, os times empataram por 2 a 2, na Arena da Baixada. Na ocasião, Marcos Leonardo marcou os gols do Peixe. O Athletico busca quebrar o tabu de nunca ter vencido o Santos na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Em 20 jogos disputados, foram 15 derrotas e cinco empates.
Situação
A 28ª rodada do Brasileirão prossegue hoje, às 21h30 – Santos x Athletico/PR. Amanhã, às 19h – Fortaleza x Flamengo, Corinthians x Atlético/GO, Coritiba x Ceará e Fluminense x Juventude. Às 21h – Cuiabá x América/MG e às 21h45 – Atlético/MG x Palmeiras, Goiás x Botafogo e Internacional x Red Bull Bragantino.
A classificação está assim: 1) Palmeiras 57, 2) Internacional 49, 3) Fluminense 48, 4) Flamengo 45, 5) Corinthians e Athletico/PR 44, 7) Atlético/MG 40, 8) América/MG 39, 9) Goiás e São Paulo 37, 11) Botafogo/RJ, Santos e Red Bull Bragantino 34, 14) Fortaleza 31, 15) Ceará 31, 16) Coritiba e Avaí 28, 18) Cuiabá 27, 19) Atlético/GO 22 e 20) Juventude 19.
Santos x Athletico/PR
Santos – João Paulo; Nathan (Madson), Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Vinícius Zanocelo e Carlos Sánchez (Carabajal); Ângelo, Luan (Lucas Braga) e Marcos Leonardo. Técnico – Orlando Ribeiro.
Athletico/PR – Bento; Khellven, Thiago Heleno, Matheus Felipe e Nico (Cittadini); Fernandinho, Alex Santana e David Terans; Vitinho, Vitor Roque e Rômulo. Técnico – Luiz Felipe Scolari.
Árbitro – Bráulio da Silva Machado (SC-FIFA)
Local – Vila Belmiro, 21h.