A Suzano, maior produtora mundial de celulose, contribuiu para a retirada de mais de 23 mil pessoas da linha da pobreza no Estado de São Paulo entre 2020 e 2024. Somente nas regiões de Limeira, Americana, Campinas e Sudoeste Paulista, foram mais de 9 mil pessoas beneficiadas com o apoio a projetos sociais promovidos ou financiados pela companhia.
A atuação faz parte do compromisso da empresa de retirar 200 mil pessoas da pobreza até 2030, investindo em ações de geração de renda, inclusão produtiva, capacitação e acesso a serviços públicos. Em 2024, R$ 28,6 milhões foram investidos em 62 projetos sociais, alcançando diretamente 158.663 pessoas em várias regiões do Brasil.
Os projetos apoiados pela Suzano estão organizados em seis frentes de atuação: Extrativismo Sustentável, Reciclagem Inclusiva, Empreendedorismo, Redes de Abastecimento Territorial, Acesso a Emprego e Cadeia de Valor Suzano. A companhia atua para gerar emprego formal, estimular o empreendedorismo e promover a capacitação de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Na região de Limeira e cidades próximas, foram firmadas sete novas parcerias em 2024, com um investimento total de R$ 6,7 milhões em iniciativas locais. As ações visam conectar comunidades vulneráveis a oportunidades reais de transformação social e econômica.
De acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2024 da empresa, somente neste ano, a Suzano ajudou a tirar mais de 45 mil pessoas da pobreza no país. Desde 2020, o número acumulado ultrapassa 97 mil beneficiados em estados como São Paulo, Bahia, Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins.
A empresa também ampliou em 91% o número de novos projetos apoiados entre 2023 e 2024, saltando de 11 para 21 ações no último ano. Além disso, houve aumento de 442% no número de empresas engajadas na contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade, com destaque para o crescimento na contratação de pessoas para cargos operacionais dentro da própria Suzano, que chegou a 22,5% em 2024.
Compromisso com o desenvolvimento social
Na semana em que se celebra o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17/10), a Suzano reforça seu papel como agente de transformação social. Segundo André Becher, gerente de Desenvolvimento Social da empresa, o foco é promover impacto positivo e duradouro nas comunidades:
“Seguiremos firmes nesse propósito, guiados por nosso direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo”, afirmou.




