Um cachorro da raça Shih Tzu foi encontrado escondido dentro de um tanque de lavar roupa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Vila Santa Rosália, em Limeira (SP). O animal foi resgatado por equipes do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) após denúncias de maus-tratos cometidos por uma criança de 9 anos.
A ação contou com a presença do secretário-adjunto de Segurança, Márcio Barhun, que se emocionou ao retirar o filhote do tanque, onde ele estava escondido, tremendo e com sinais de ferimentos. Segundo o relato dos agentes, o cão buscou o local como forma de se proteger das agressões que sofria dentro da casa.
A denúncia foi feita por uma vizinha, que escutou os gritos e subiu no muro da residência para verificar o que estava acontecendo. De lá, presenciou e gravou a criança batendo no cachorro com um cabo de vassoura. As imagens foram entregues às autoridades e contribuíram para o resgate imediato do animal.
Animal recebeu atendimento e passará por tosa
Após o resgate, o cão foi levado para uma clínica veterinária, onde passou por avaliação. Ele também será submetido a banho e tosa, pois estava sujo e com forte odor, já que anteriormente também havia se escondido dentro de um ralo de esgoto.
Pai é levado à delegacia
Durante a ocorrência, o pai da criança foi conduzido à Central de Flagrantes. No momento da agressão, ele estava ausente e havia deixado as duas crianças — uma de 9 e outra de 4 anos — sozinhas na residência. Ele poderá responder por abandono de incapaz.
O menino de 9 anos alegou que agrediu o cão porque ele teria mordido o irmão mais novo. No entanto, o próprio irmão negou que tenha sido mordido.
O caso segue em investigação e o cão está sob cuidados veterinários.