A consulta pública sobre a nova concessão do transporte coletivo convencional de Campinas recebeu 1.130 participações da população, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (3) pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp). O período de contribuição terminou na quarta-feira, dia 2 de julho.
A ação teve como objetivo permitir que usuários opinassem sobre a minuta do edital que vai nortear o futuro do transporte coletivo na cidade pelos próximos 15 anos.
Do total de manifestações, 546 foram feitas online, pelos sites da Emdec e da Setransp. Outras 584 foram coletadas de forma presencial, em urnas colocadas nos terminais Central, Campo Grande, Ouro Verde e Barão Geraldo, com auxílio de folhetos distribuídos aos passageiros.
O detalhamento completo das sugestões será publicado nesta sexta-feira (4), no site oficial da Emdec: www.emdec.com.br/novotransporte.
O que os usuários mais pediram
As principais preocupações da população giraram em torno de três temas:
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Renovação da frota de ônibus;
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Reestruturação das linhas;
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Valor das tarifas.
A partir dessas contribuições, o edital passará por ajustes antes de ser oficialmente publicado.
Cronograma da licitação sai em até 15 dias
A Emdec informou que dentro de 15 dias será divulgado o cronograma da licitação. A expectativa é publicar o edital atualizado, que abrirá prazo de 45 dias úteis para que empresas ou consórcios interessados apresentem propostas.
A concessão será dividida em dois lotes operacionais:
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Lote Norte: atende as regiões Norte, Oeste e Noroeste;
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Lote Sul: cobre as regiões Leste, Sul e Sudoeste.
Cada lote terá três áreas operacionais. A empresa vencedora deverá constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), com operação iniciando até 180 dias após a ordem de serviço.
Mais ônibus elétricos e melhorias nos serviços
O contrato também prevê:
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60 ônibus elétricos nos seis primeiros anos;
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Possibilidade de ampliar a frota com verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento);
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Ônibus modernos, com ar-condicionado, Wi-Fi, câmeras de segurança, tomadas USB e GPS;
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Participação do poder público no sistema de bilhetagem eletrônica;
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Remuneração atrelada à qualidade do serviço prestado.
A expectativa da Prefeitura é modernizar o sistema, tornando o transporte coletivo mais eficiente, confortável e confiável para os passageiros.