Essa semana que passou li uma mensagem de uma amiga e nela uma parte muito me tocou, dizia mais ou menos assim: “Não é sobre gostar de chuva, mas sim sobre quem se molha nela contigo. Seja num relacionamento, na amizade ou família. É sobre enfrentar aquilo contigo.”.
Quem de nós nunca enfrentou uma ou mais tempestades na vida? Poderíamos dizer até os ‘tsunamis, por que não? Nessas horas, sentimo-nos perdidos em meio a tanta água, a tanta bagunça, a tanto alvoroço, sentimos medo, sentimos dor, sentimos receio, nos falta o ar, o chão, a coragem… se pudéssemos, nos esconderíamos em um local protegido e esperaríamos tudo acabar, não é mesmo?
Mas a vida não permite que façamos assim, que esperemos passar, muitas vezes não há local seguro, não há local protegido, muitas vezes só há o caos, para onde olharmos nos depararemos apenas com o caos.
Neste momento estando perdidos, sozinhos, desamparados, com medo e ameaçados encontrarmos alguém que esteja lá conosco, que enfrente as tempestades conosco, que espere o sol raiar de novo, ao nosso lado, segurando nossa mão, oferecendo-nos o amparo, o ombro amigo, a escuta carinhosa é a diferença entre sair inteiro e sair completamente ‘despedaçado’. É como diz a frase que li: “é sobre enfrentar aquilo contigo…”
Já dizia Francis Bacon: “A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas”, sábio, não? Sim, ao lado de um amigo verdadeiro e ‘pra todas as horas’ rimos e ficamos felizes mais intensamente e as tristezas são divididas e carregadas em conjunto, enfrentadas juntos, com apoio, carinho, ausência de julgamentos, com empatia, com amor.
Rubem Alves, sempre poético e certeiro dizia que “amigo é alguém cuja simples presença traz alegria independentemente do que se faça ou diga”, áh esse poeta sempre certo e sempre nos oferecendo lições suaves e profundas.
Um amigo não precisa ser rico, não precisa ser poderoso, não precisa ser ter posses, mas um amigo precisa sim ter um coração disposto a amar, olhos dispostos a enxergar as qualidades, ouvidos disponíveis para as tristezas e para os desabafos, um amigo precisa estar lá para quando a tempestade passar, um amigo é a mão amiga que seguramos em nossos piores momentos.
Estamos muito carentes de amigos e de relações assim hoje em dia. Estamos sempre muito ocupados, estamos sempre muito corridos, temos sempre muitos problemas, temos sempre nossas razões e, muitas vezes isso nos impede de sermos por e para alguém. Não recebemos nada em troca a não ser o amor, o carinho, o olhar cheio de afeto e admiração, mas como é bom e como nos preenche, né?
Com a coluna de hoje, desejo que você tenha, pelo menos um amigo assim e que você possa ser amigo para alguém também. Que a vida lhe presenteie com amizades leais e fiéis e com pessoas que esperam a tempestade passar ao seu lado.
Encerro com um convite a reflexão da Canção de Milton Nascimento: “Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração, assim falava a canção que na América ouvi (…) mesmo que o tempo e a distância digam “não”, mesmo esquecendo a canção, o que importa é ouvir a voz que vem do coração (…)”
Contato: [email protected]