Em ótima fase no Campeonato Paulista, o São Paulo estreia nesta terça-feira na Taça Libertadores da América.
O Tricolor enfrenta o Sporting Cristal, do Peru, às 21h30, no Estádio Nacional de Lima. A partida, válida pelo Grupo E, terá a transmissão do SBT e da Conmebol TV. Racing/ARG e Rentistas/URU completam a chave.
O São Paulo venceu seis dos últimos sete jogos e tem a melhor campanha do Paulistão com 19 pontos em oito jogos disputados. O técnico Hernán Crespo buscará o tetracampeonato continental para o time paulista.
Desde a retomada do Paulistão, o São Paulo venceu todos os jogos: 5 x 1 São Caetano, 1 x 0 Red Bull Bragantino, 3 x 2 Guarani e por último, 1 x 0 no Palmeiras, no clássico realizado no Allianz Parque, gol de Pablo.
O lateral-direito Igor Vinicius ainda não se recuperou de um trauma na coxa direita e não viajou ao Peru. Assim, Daniel Alves deve ser mantido na ala, como aconteceu no clássico. Os outros desfalques são Hernanes, Gabriel Sara e Orejuela.
Outros três nomes que não foram inscritos no Campeonato Paulista foram relacionados por Crespo para a estreia da Libertadores, são eles o volante William, que veio do futebol mexicano, o meia Shaylon, que estava emprestado ao Goiás e o atacante Paulinho Bóia, que não acertou com o Vasco da Gama.
A primeira partida no Morumbi será na segunda rodada, contra o Rentistas, que deixou para trás o tradicional Peñarol e decidiu o título do Campeonato Uruguaio com o Nacional, ficando com o vice.
O Sporting Cristal fez apenas quatro partidas em 2021 e venceu todas. A última diante do Deportivo Municipal por 3 a 1, de virada.
Desta forma, lidera o Grupo B do Campeonato Peruano e é favorito para conquistar o bi em seu país. O time está invicto há 21 jogos, com 16 vitórias e 5 empates.
A última derrota aconteceu em 3 de outubro do ano passado, quando perdeu para o Grau por 2 a 1, pelo Torneio Abertura.
O técnico Roberto Mosquera vai confiante para que sua equipe surpreenda os brasileiros. A melhor campanha do Sporting Cristal na Libertadores foi um vice-campeonato em 1997, quando caiu na decisão diante do Cruzeiro.
Assim como na edição passada, vencida pelo Palmeiras, a Conmebol optou por manter o regulamento estabelecido segundo os protocolos para a prevenção da covid-19.
Dentre as normas, o grande número de atletas inscritos por equipes, para facilitar o rodízio dos jogadores e proporcionar opções caso ocorra algum surto de covid-19 nas equipes.
Sporting Cristal x São Paulo
Sporting Cristial – Renato Salinas; Nilson Moraes, Omar Jesús, Jesús Molina e Carlos Saavedra; Christofer Crespo, Horacio Calcaterra e Alejandro Gonzáles; Irven Acero, Marcos Riquelme e Bryan Becerra. Técnico – Roberto Mosquera.
São Paulo – Tiago Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Daniel Alves, Luan, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Reinaldo; Luciano e Pablo. Técnico – Hernán Crespo.
Árbitro – Andrés Cunha (URU).
Local – Estádio Nacional de Lima, no Peru, às 21h30.