A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), iniciou, nesta quarta-feira (1), o período de inscrições de setembro para vagas em creches. O prazo segue até o dia 15/09.
Para se inscrever, os pais ou responsáveis podem se dirigir até uma unidade das Casas do Cidadão ou, então, de forma on-line, acessando aqui.
Documentos necessários
Os documentos necessários para a realização da inscrição, tanto presencial, como on-line, são: certidão de nascimento da criança; documentos dos pais com foto e que conste o número do CPF; comprovante de residência no município de Sorocaba em nome dos pais ou responsáveis e atualizado, no máximo, com os últimos três meses. De forma on-line, os arquivos deverão ser anexados no site da Sedu (educacao.sorocaba.sp.gov.br), por meio de fotos ou documentos digitalizados em JPEG ou PDF.
Todas as crianças de três meses a três anos podem ser inscritas para vaga em creche. A comprovação de trabalho só é necessária para os pais que apontarem a classificação de “responsável trabalhador” ou que precisem apresentar laudo médico, no caso de crianças com deficiência, por exemplo.
Nas situações específicas para classificações prioritárias, os documentos necessários são: comprovante de trabalho dos pais ou responsáveis – holerite ou Carteira de Trabalho (parte que contém a identificação e contrato de trabalho); comprovante judicial de guarda e documento que comprove participação no Cadastro Único.
Resultado
O resultado das crianças com inscrição deferida será publicado no site oficial da Prefeitura de Sorocaba, na aba da Secretaria da Educação, no dia 22/09.
Uma vez a criança sendo contemplada com a vaga, é necessário fazer a matrícula na unidade escolar, entre os dias 24 e 30/09. O resultado da inscrição será enviado no e-mail do pai/mãe ou responsável cadastrado. Caso seja constatada falta de algum documento, ou o mesmo não esteja de acordo com o preenchimento, a inscrição será indeferida e deverá ser refeita até o dia 15/09.
Os pais ou responsáveis devem se atentar ao nome da pessoa que vai discriminado no comprovante de residência, pois é preciso bater com o nome do responsável pela criança.
De acordo com a Sedu, outra situação recorrente acontece na comprovação da profissão, em que muitas pessoas não apresentam documentação adequada, como holerite, comprovante de INSS ou, se for autônomo, um documento comprobatório assinado por testemunhas.
Em caso de indeferimento da inscrição, a Sedu conta com dois canais de atendimento, o e-mail: [email protected] e o WhatsApp: (15) 3228-9516. A inscrição indeferida poderá ser refeita dentro do prazo de inscrição.