Hoje em dia tudo é pra ontem, ninguém pode esperar, não há tempo para respirarmos, para refletirmos, nos damos prazos, prazos estes que são surreais e não nos auxiliam em nada a alcançar nossos objetivos. A exigência de um mundo online, um mundo que tudo é urgente, que respostas são exigidas imediatamente, que as pessoas não esperam mais. Prazos são determinados de forma mais arbitrária e sem critério e se não são ‘cumpridos’ é como se houvesse um fracasso total. Não raras vezes escutamos: ‘estou indo ao médico e fazendo terapia há x tempos e não melhoro em nada…’, mas se olharmos o tempo do tratamento, o tempo em que as dificuldades começaram a acometer esta pessoa, vemos que a exigência de uma melhora milagrosa permanece sendo surreal, sendo muito alta e inatingível.
Ansiedade e depressão são muito comuns hoje em dia, especialmente levando-se em conta o mundo atual em que vivemos, as exigências que nos atropelam dia após dia. Estamos em um mundo cada vez mais imediatista, cada vez mais superficial, as pessoas têm menos paciência umas com as outras, com seus processos, com sua melhora, com sua evolução.
Tanto a ansiedade quanto a depressão vão se instalando e se desenvolvendo silenciosamente, vão crescendo e ambas dão a impressão, para quem está de fora, que não são nada não, que são uma agitação ou uma tristezinha despretensiosa …, mas não são não, tanto a ansiedade quanto a depressão são doenças emocionais sofridas, que evoluem e aumentam, causam dor e prejuízo para quem sofre com elas.
Caso você se perceba ou note um ente querido com dificuldade para dormir, para se alimentar, para se concentrar, preocupado demais, mais calado e mais quieto do que era, muitas vezes episódios de choro aparecendo sem motivo aparente, perdendo a vontade de fazer coisas que antes gostava de fazer, não tendo mais tanto prazer nas coisas usuais como outrora tinha, vale a pena buscar ajuda especializada.
Cuidar da saúde mental é muito importante para que possamos recuperar nossa qualidade de vida, para que a felicidade volte a estar presente em nosso dia a dia, para que o sono possa ser repousante, as refeições saboreadas com tranquilidade e com ‘gosto’.
Em um mundo cada vez mais complexo, nos cuidarmos, cuidarmos de nossa saúde física e de nossa saúde mental, investirmos na qualidade de nossos relacionamentos, buscarmos empregos que nos realizem e nos deem prazer e sensação de competência e de dever cumprido é cada vez mais importante.
Cuidado para não se deixar adoecer por comparações, quando vemos redes sociais não vemos a verdade da vida das pessoas, vivemos uma vida fora das redes sociais. Cuidado para não ceder às exigências das pessoas à sua volta, muitas vezes as pessoas exigem aquilo que elas não conseguem dar e nem sabem fazer.
Se conheça muito bem, conheça seus processos, suas alegrias, suas dores, suas fragilidades, sua força, tenha em mente o que te faz alegre e o que te entristece. Trace objetivos de vida, metas a serem alcançadas, mas lembre-se: traçar uma meta e ter um objetivo não garante que este seja alcançado, muito menos quando. Vá buscando atingir suas metas e seus objetivos de forma cuidadosa, se respeitando, respeitando seu tempo, perceba as mudanças que precisa fazer para atingi-los e se organize para suas mudanças ocorrerem.
“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” Thich Nhat Hanh