Depois de marcar o 100º gol, o Palmeiras agora será o primeiro clube brasileiro a alcançar outra marca nesta temporada. Hoje, o Verdão enfrenta o América-MG, às 20h, na Arena Independência, em Belo Horizonte, em seu 50º jogo em 2022. O duelo fecha a 18ª rodada do Brasileirão.
O Verdão abriu a rodada com 33 pontos, dois de vantagem para o Atlético-MG, que será seu rival no torneio sul-americano.
Em 2022, o Palmeiras defende um aproveitamento de 76,19% em 49 partidas, com 34 vitórias, 10 empates e apenas 5 derrotas. É o melhor desempenho entre todos os participantes da Série A do Brasileirão.
O América-MG marcou em apenas três dos últimos dez jogos no Campeonato Brasileiro e tem o pior rendimento do setor na competição, com apenas 12 gols marcados.
Por outro lado, o Palmeiras tem o melhor ataque da Série A: 28 gols em 17 jogos. Só passou em branco em quatro rodadas.
Na última rodada o Palmeiras venceu o Cuiabá por 1 a 0, no Allianz Parque, gol de Gabriel Verón, enquanto o Coelho perdeu em casa para o Red Bull Bragantino por 3 a 0.
Sobre o time, Abel Ferreira não terá o lateral-esquerdo Piquerez, com dores musculares na coxa esquerda.
Recém-chegados, os atacantes Miguel Merentiel e José Manuel López já estão à disposição.
Merentiel é uruguaio, tem 26 anos, e tem o apelido de “La Bestia” (a besta). Seu contrato tem vigência até 30 de junho de 2026 e ele foi comprado por cerca de R$ 7 milhões junto ao Defensa y Justicia, da Argentina.
Merentiel foi formado na base do Peñarol, do Uruguai. Passou pelo El Tanque Sisley, do mesmo país, antes de ir para a Espanha, onde defendeu Lorca e Valencia Mestalla. Chegou ao futebol argentino em 2018 para jogar pelo Godoy Cruz e, depois defendeu o Defensa y Justicia, pelo qual enfrentou o Palmeiras em duas ocasiões, nas finais da Recopa Sul-Americana de 2021, da qual seu antigo time foi campeão. Pelo time portenho, o centroavante de 1,76m marcou 27 gols em 79 partidas.
Merentiel ganhou a camisa 9 e será o 22º atleta uruguaio na história a defender o Palmeiras. Os últimos foram Viña e Piquerez.
O argentino José Manuel López, de 21 anos, é natural de San Lorenzo e foi formado no Lanús. O canhoto, que jogará com a camisa 18, é considerado uma das principais revelações do futebol sul-americano e se tornou o atleta mais caro da história do Palmeiras: R$ 70 milhões.
O Palmeiras é apenas o segundo clube da carreira do jovem, que será o 46º argentino a defender o clube. Com 1m88, deixou o Lanús sem ganhar títulos, mas se destacou no jogo aéreo. Na temporada passada, fez 14 gols em 37 partidas. Já este ano, fez sete gols em 19 jogos.
América/MG x Palmeiras
América/MG – Matheus Cavichioli; Patric, Éder, Luan Patrick e Marlon; Lucas Kal, Juninho, Matheusinho e Gustavinho; Felipe Azevedo e Henrique Almeida. Técnico – Vagner Mancini.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga e Gustavo Scarpa, Dudu e Gabriel Verón. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Bráulio da Silva Machado (FIFA)
Local – Arena Independência, em Belo Horizonte, às 20h.