Pressionado pelos maus resultados na Vila Belmiro, o Santos recebe o Deportivo Táchira, hoje às 21h30, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
O Peixe trouxe um bom resultado da Venezuela ao empatar por 1 a 1, graças a um gol de Bryan Angulo aos 41 minutos do 2º tempo. O Santos precisa de uma vitória simples para avançar às quartas de final, assim como o Deportivo Táchira. Em caso de um novo empate, a vaga na próxima fase será decidida nos pênaltis.
Sem vencer há cinco jogos e com apenas uma vitória nos últimos 12 compromissos, o Santos tem a classificação à próxima fase do torneio continental como prioridade máxima no momento.
O time ainda não jogou a toalha na Copa do Brasil, mas a goleada por 4 a 0 sofrida diante do Corinthians no jogo de ida impõe um cenário no qual as chances de seguir vivo são baixas. Por isso, o ato de avançar na Sul-Americana é visto como uma forma de recuperar a confiança.
Isso significa que o técnico Fábian Bustos pode mudar o roteiro que vinha adotando até então, trocando a opção de escalar times mistos na competição da Conmebol pelo uso de força máxima na montagem dos 11 iniciais.
Depois da derrota para o Flamengo por 2 a 1, em casa, no Brasileirão, Bustos se manifestou para destacar a necessidade de reforços para o elenco.
Para esta partida, Madson segue lesionado, Léo Baptistão está suspenso, enquanto Auro e Felipe Jonatan testaram positivo para a covid-19. O zagueiro Maicon foi liberado pelo departamento médico e pode voltar ao time.
O zagueiro Emiliano Velázquez assinou sua rescisão contratual amigável com o Santos. O uruguaio solicitou a antecipação do fim do vínculo com o Peixe, que ia até dezembro de 2022. O becão estava emprestado pelo Rayo Vallecano desde o ano passado. Foram 27 jogos pelo time praiano, 10 em 2021 e 17 em 2022.
No fim de semana o Deportivo Táchira venceu o Mineros Guayana por 1 a 0, pela 18ª rodada. Desta forma, chegou a 4ª colocação, com 29 pontos (8 vitórias, 5 empates e 5 derrotas), a cinco do líder Metropolitanos.
Santos x Deportivo Táchira
Santos – João Paulo; Lucas Braga, Kayky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Vinícius Zanocelo e Bruno Olveira; Bryan Angulo (Luiz Felipe), Marcos Leonardo e Ângelo. Técnico – Fábian Bustos.
Deportivo Táchira – Varela; Camacho, Restrepo, Ariano e Marrufo; Francisco Flores, Garcés, Chacon e Maurice Cova; Roberto Hernández e Uribe. Técnico – Alexandre Pallarés.
Árbitro – Kevin Ortega (Peru)
Local – Vila Belmiro, às 21h30.