O Palmeiras enfrenta a Universidad Católica, hoje às 19h15, no Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, pelo jogo de ida das oitavas de final de Taça Libertadores da América.
A principal novidade do Verdão será o goleiro Weverton, que retornou da Seleção Brasileira. Desta forma, Jaílson volta para o banco de reservas. Nos treinos do Brasil, o arqueiro sofreu uma luxação no dedo e jogará com uma proteção no local.
Luan, preservado contra o Santos, e Lucas Esteves, jovem lateral-esquerdo que foi convocado para treinos com a Seleção Brasileira em Teresópolis, também trabalharam com o elenco no último treino e reforçam o Verdão. O zagueiro será titular ao lado de Gustavo Gómez.
A principal dúvida para o duelo em Santiago é a presença de Rony. O atacante, um dos artilheiros da Libertadores, deixou o jogo contra o Grêmio com dores e não enfrentou o Santos. Ele se recupera de uma lesão no adutor da coxa e a tendência é de que não tenha condições de jogo. Dos 20 gols do alviverde, o “Rústico” anotou seis.
Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras fez a segunda melhor campanha da fase inicial, com 15 pontos, fruto de cinco vitórias e uma derrota, atrás apenas do Atlético-MG, que somou 16 pontos.
Com 11 gols marcados pelo Palmeiras na Libertadores, Willian Bigode está a um de igualar Alex como maior artilheiro palmeirense na história da competição sul-americana. No Verdão desde 2017, Willian virou um exemplo aos atletas mais jovens. Aos 34 anos, ele é considerado como um dos principais líderes do elenco.
No último sábado, Willian foi decisivo para a vitória palmeirense contra o Santos. O atacante entrou na segunda etapa e marcou o terceiro gol do Verdão no triunfo por 3 a 2. Sendo assim, se isolou como o maior goleador da equipe na temporada de 2021, com nove gols.
O time chileno, por sua vez, avançou às oitavas de final de forma mais suada, confirmando a vaga apenas na última rodada, como segundo colocado do Grupo F, com campanha de três vitórias e três derrotas.
As equipes voltam a se encontrar na Libertadores depois de 43 anos. Na oportunidade, em 1968, o Verdão venceu por 4 a 1 no Chile e por 1 a 0 no Brasil.
A Católica ocupa a vice-liderança do Campeonato Chileno com 18 pontos (6 vitórias e 3 derrotas), atrás apenas do Audax, que soma 19. Na Copa do Chile, a Universidad foi eliminada pelo Everton, com a derrota de 2 a 0 no jogo de volta. Na ida, empate sem gols.
Universidad Católica x Palmeiras
Universidad Católica – Sebastián Pérez; Marcelino Nuñez, Rebolledo, Astaburuaga e Cornejo; Leiva, Saavedra e Aued; Puch, Zampedri e Valencia. Técnico – Gustavo Poyet.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Breno Lopes e Deyverson. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Andrés Matonte (Uruguai)
Local – Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, às 19h15.