Dos cinco jogos restantes do Corinthians no Campeonato Brasileiro, quatro são contra postulantes ao título ou por vaga à Taça Libertadores da América. A notícia ruim é que três desses compromissos são longe da Neo Química Arena, em São Paulo.
Para encarar essas “pedreiras” na reta final, o técnico Vagner Mancini vem fazendo um trabalho psicológico forte para que o time consiga cumprir a meta de disputar a competição intercontinental em 2021.
Para ir à Libertadores, o Corinthians precisa somar ao menos 58 pontos. Como tem 48 e só mais dois compromissos em casa, precisará buscar o que falta nas visitas a Flamengo, Santos e Internacional, dois postulantes ao título e um rival direto pela vaga na Libertadores, assim como o Athletico-PR, rival desta noite, às 21h30, em São Paulo.
“A força que vocês demonstraram em outros jogos tem de ser vista novamente”, foi o lema da preleção de Mancini em jogos contra o Sport e o Ceará, nos quais a equipe conseguiu resultados positivos.
Contra os pernambucanos valeu a reabilitação após goleada sofrida para o rival Palmeiras e frente os cearenses, o reencontro com os triunfos após duas derrotas seguidas.
O Corinthians sofreu muito os times da parte de cima da tabela de classificação. Perdeu as duas para Atlético-MG e Palmeiras, foi goleado pelo próprio Flamengo no primeiro turno, caiu na casa do São Paulo e empatou as duas com o Grêmio. Trocou vitórias com o Fluminense e ganhou do líder Internacional. O clássico com o Santos acabou empatado.
Mexer com o brio dos jogadores e provar que eles são capazes é uma das missões do treinador, que antes de cada trabalho vem conversando bastante com o grupo. Alguns jogadores, de maneira separada. Na conversa, mostra as qualidades vitais de cada atleta e o quanto poder dar pelo clube.
O chileno Araos ganhou confiança após resposta positiva em uma das conversas “olho no olho” com o técnico. Gabriel se firmou como titular também por isso, assim como Cazares. Mancini resgatou, ainda, Gustavo Silva e Léo Natel. Com o “grupo na mão”, acredita que o Corinthians será competitivo contra os “favoritos” dessa reta final.
O Athletico, que momento está na 11ª colocação com 46 pontos, não terá o volante Richard e o meia Léo Cittadini, que receberam o terceiro cartão amarelo no empate sem gols contra o líder Internacional, na Arena da Baixada.
O volante Jaime Alvarado, de 21 anos, está confirmado. A outra vaga é a dúvida do técnico Paulo Autuori. Jadson foi uma das surpresas na escalação diante do Colorado. Porém, o titular Christian está recuperado de dores no joelho.
Corinthians x Athletico/PR
Corinthians – Cássio; Fágner, Gil, Bruno Méndez e Fábio Santos; Gabriel, Cantillo, Otero e Araos (Ramiro); Gustavo Mosquito e Jô (Léo Natel). Técnico – Vagner Mancini.
Athletico/PR – Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Alvarado, Christian (Jadson), Fernando Canesin e Carlos Eduardo; Nikão e Renato Kayzer. Técnico – Paulo Autuori.
Árbitro – Jean Pierre Gonçalves de Lima (RS)
Local – Neo Química Arena, às 21h30.