Não raras vezes escutamos: “Áh, pra que mexer com esse negócio de Psicólogo?” ou ainda “Isso é coisa de gente louca.”, ou pior ainda: “Ir até lá e pagar pra ele ficar te ouvindo e conversar um pouco com você?”.
A Psicologia é uma ciência que está completando neste ano, de 2017, 55 anos de Regulamentação no Brasil, isto é, há 55 anos somos uma profissão regulamentada por LEI. Em 27/08/1962, de acordo com a Lei nº 4.119 somos profissionais que exercem uma profissão embasada cientificamente, profissão protegida e regida por uma Lei Federal. Por isso comemoramos o dia do Psicólogo todo dia 27 de Agosto de cada ano.
A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais dos indivíduos. A palavra vem do grego: psico- (alma ou atividade mental) e-logía (estudo). Esta disciplina analisa as três dimensões desses processos: cognitiva, afetiva e comportamental.
O Psicólogo, portanto, é aquele profissional estudado e capacitado para compreender como nossos funcionamentos mentais, nossas vivências, nossos traumas, nossos desejos, nossos relacionamentos interpessoais, nossos sucessos, fracassos, nossos medos, etc nos formam e determinam nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas ações.
Geralmente, buscamos o Psicólogo, quando começamos a ter ‘dificuldades’ com as consequências de nossas ações, com nossos sentimentos, que podem estar desorganizados, para nos ajudar a lidar com alguma situação de muita dor ou ainda quando nos vemos confusos diante de uma decisão a ser tomada, dentre outros.
Durante o processo de Psicoterapia, iremos ‘conversar’ muito com o profissional que nos atende, iremos contar a ele (a) sobre nossas vidas, sobre como fomos nos estruturando e chegamos a ser quem somos, falaremos sobre as nossas alegrias e realizações, sobre nossos maiores sucessos, sobre nossos amores e o que nos é caro na vida, claro que também iremos falar sobre tudo o que nos faz sofrer, tudo o que nos deixa tristes, tudo o que nos machuca. Aos poucos, a relação com o Psicoterapeuta vai ficando mais forte, a confiança no profissional vai ficando maior e começamos a desnudar mais e mais nossa alma, abordando nossos medos mais profundos, nossas inseguranças, nossas ações mais feias e que nos envergonham, nossos desejos de mudança…
E tudo é muito bom, pois estamos diante de alguém que nos escuta sem julgamentos, sem juízos de valor, estamos diante de um profissional que nos ouve com neutralidade e cuja preocupação central é nos ajudar no caminho para o autoconhecimento e melhora de nossas ações e de nossos vínculos. Como bem descreve a cantora Shakira: “É extremamente reconfortante poder falar durante uma hora com uma pessoa sem ter medo. É tudo uma questão de me compreender.”. Sim, quando estamos diante de um Psicólogo, podemos ser nós mesmos, sem medos e sem reservas, não estamos sendo avaliados ou ‘julgados’ em nossas ações e sentimentos, ao contrário, nós, Psicólogos estamos ali para acolher a todos os sentimentos que o paciente nos traz, não estamos ali para julgar ou para passarmos nossa ideia do que seria correto, ao contrário, ao escutarmos, refletirmos junto com o paciente e elaborarmos questionamentos, vamos caminhando junto com ele em direção ao autoconhecimento e assim, ele mesmo pode ir tomando suas decisões e direcionando as mudanças que deseja fazer em sua vida.
É um processo que nem sempre é rápido, mas é um processo muito prazeroso, pois, conforme a sintonia entre ambos vai aumentando, mais profundas e assertivas vão sendo as reflexões e como consequência desta implementação do autoconhecimento, as modificações na vida vão ocorrendo de forma significativa.
Como sabiamente pontuou um dos grandes nomes da Psicologia, Carl G. Jung: “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.”. O processo de Psicoterapia é um constante despertar, pois olhamos para dentro de nós mesmos durante todo o processo e vamos organizando nossas mudanças de dentro para fora, do interior para o exterior, o que nos torna muito mais certos destas mudanças e serenos para agirmos de uma nova maneira, pois passamos a encarar nossos sentimentos sem medo, passamos a olhar para dentro de nós com coragem, abrir aquelas portas fechadas, cheias de teia de aranha e revestidas por medo, devagar, mas sempre e darmos início à ‘limpeza’ daquele cômodo, deixando-o pronto para receber nossas novas experiências e nossas ações mais assertivas e mais bem elaboradas.
O Psicoterapeuta é aquele profissional que “nos dá as mãos” e caminha conosco na escuridão de nossa vida, nos ajudando a passar pelos lugares que nos causam mais medo, como disse Patch Adams: “Quando você cuida de alguém que realmente está precisando, você vira um herói. Porque o arquétipo de herói é a pessoa que, se precisar, enfrenta a escuridão e segue com amor e coragem porque acredita que algo pode ser mudado para melhor.”. Este é o Psicólogo: aquele que acredita que algo pode ser mudado para muito melhor!!